Após o reconhecido sucesso da 1ª edição da CONTEXTILE, em 2012, e considerando as expectativas criadas junto dos vimaranenses e junto dos artistas e criativos nacionais e internacionais, a equipa da Ideias Emergentes | CONTEXTILE aposta na continuidade do evento, agora com periodicidade bianual, e avança para a organização da 2ª edição, a CONTEXTILE 2014 – BIENAL DE ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA, que acontece de 26 Julho a 11 de Outubro, em Guimarães.

O primeiro objetivo da CONTEXTILE 2014 é a reflexão sobre a importância da arte têxtil contemporânea nas diversas formas de expressão e representação artísticas e sobre o seu papel como instrumento de interação e cooperação entre territórios, povos, comunidades, economias, culturas, sociedades, redes sectoriais e internacionais.

Esta 2ª edição enquadra a principal missão da CONTEXTILE: dar visibilidade à arte têxtil e, numa ligação estreita com os territórios de tradição têxtil, promover a interação entre os artistas, os criadores, a indústria, a comunidade e a cidade de Guimarães, contribuindo assim para o processo de fortalecimento da economia através da promoção da inovação, da criatividade e da valorização da identidade têxtil regional e nacional.

A CONTEXTILE persegue os seguintes objetivos estratégicos:

• Mobilizar e incentivar os artistas para uma abordagem inovadora e experimental das artes visuais;
• Assumir-se como plataforma criativa e de debate de ideias e projetos;
• Desenvolver redes internacionais para a troca de boas práticas interdisciplinares, artísticas e académicas;
• Contribuir ativamente para o desenvolvimento de uma dinâmica conjunta que congregue os grandes eixos da atividade económica do têxtil e da criatividade, potenciando o prestígio e a inovação do sector têxtil.

Na CONTEXTILE 2014 reforçamos a nossa matriz conceptual e artística – colocar o têxtil no contexto da arte contemporânea.

A produção da CONTEXTILE 2014 conta com o apoio do Município de Guimarães, da Direção Regional de Cultura do Norte, da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, do Instituto de Design de Guimarães e do Montepio Geral, entre outros parceiros.