Opening_2016_075

A Associação Seletiva Moda associou-se à CONTEXTILE, no apoio à arte têxtil contemporânea e incentivando a nova criação artística, atribuiu na passada terça-feira o Prémio Aquisição ASM, no valor de 2500€. A obra vencedora do prémio, ARTIFICIALIA, da artista residente em França Laura Sanchez Filomeno, integra a Exposição Internacional presente no Palácio Vila Flor até dia 16 de Outubro.

Laura Sanchez Filomeno, ARTIFICIALIA,
França

n. 1975. Licenciada em Belas Artes, Pintura pelo departamento de Belas Artes da Universidade Pontifícia Católica do Peru. Diploma Nacional em Expressão Plástica, da Escola Superior de Belas Artes de Mans, França. Mestrado e Doutoramento (com congratulações unânimes do júri) em Belas Artes e Arte da Ciência da Universidade Paris Panthéon-Sorbonne, França. Vive em Arcueil, França
laurasanchezfilomeno.ultra-book.com

Escolhi trabalhar com resíduos corporais como cabelo e usar técnicas antigas tais como o bordado ou a renda para tentar dar uma segunda existência a estes resíduos; uma nova forma de perpetuar a matéria. A minha intenção é de camuflar as suas origens e criar peças providas de uma nova razão de ser, uma nova beleza. No meu trabalho, diferentes conceitos são miscigenados como num tecido de forma a demonstrar a minha intenção em explorar problemas que são simultaneamente paradoxais e complementares. Tentei ver “dois lados de um espelho” tal como a atração e a repulsa, o sublime e o obsceno, ou o sagrado e o profano que reflecte a existência de uma dualidade presente em toda a minha pesquisa artística.

Artificialia, é uma série de objectos “híbridos” feitos com concha coberta com folha de prata que serve como proteção para os pequenos bordados que podem ser vistos através da lente de aumento. Estas são peças que nos transportam aos sistemas visuais de representação de artefactos e que nos permite perceber o mundo de uma forma diferente.
A lente de aumento pode intervir na nossa percepção da realidade, aumentando os objectos. Esta série referencia o microscópio, o mundo interior de pequenas dimensões e o telescópio. Este obra de arte tem uma relação com o conceito de Naturalia-Artificialia do Gabinete de Curiosidades e com a forma como o museu de história Natural cataloga e categoriza.

ARTIFICIALIA, SERTELLA SEPTENTRIONALIS AND SPONDILUS GAEDEROPUS, 2015-2016
INSTALAÇÃO DE OBJECTOS COMPOSTA DE BORDADO COM CABELO HUMANO.
LENTE DE AUMENTO, CONCHA DE MADREPÉROLA COM FOLHA DE PRATA E METAL INOXIDÁVEL.
23 X 17 X 20 CM
28 X 20 X 25 CM.