Bienal de Arte Têxtil Contemporânea

CONTEXTILE

A CONTEXTILE – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea foi criada em 2012, ano em que Guimarães (Portugal) era Capital Europeia da Cultura, fazendo parte da programação do certame. É uma bienal de âmbito internacional, que tem como matriz conceptual e desafio colocar o Têxtil no contexto da Arte Contemporânea.

A CONTETILE nasceu em estreita ligação com este Território de Cultura Têxtil, o Vale do Ave, dialogando com as comunidades do têxtil, artísticas e estudantis, mas também com a população vimaranense, para a construção de cada edição do seu programa artístico.

A cada edição, a CONTEXTILE ocupa vários equipamentos culturais e o espaço público do território de Guimarães. O seu programa inclui uma exposição internacional, artistas convidados, um país convidado, residências artísticas e uma mostra dedicada ao ensino artístico, mas também ciclos de conversas, workshops, mediação, e o estabelecimento de redes de cooperação internacionais.

A bienal tornou-se, reconhecidamente, uma referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea. E também um acontecimento cultural e artístico ímpar, que transforma a região no epicentro de um processo de interação e ligação entre artistas, criadores, comunidades, indústria e territórios.