Exposição
CONVERSAR. ENTRE O CORPO E A PALHA
de Julie B. Lambert

10 Março — 21 Maio 2023 
ARQUIVO MUNICIPAL de FAFE

CONVERSAR. ENTRE O CORPO E A PALHA é a exposição proposta pela artista Julie Lambert (Quebec, Canadá), depois da residência artística por si concebida para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, na qual teve a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãos locais. Esta mesma exposição seguirá em junho para a BILP (Biennale Internationale du Lin de Portneuf, Quebec), pelo que Julie Lambert e o Município de 

Fafe entenderam que fazia todo o sentido que a exposição “Conversar. Entre o Corpo e a Palha” fosse dada a conhecer junto de quem a respira, pelo que ela representa para o território e para os artesãos locais.

“Conversar. Entre o Corpo e a Palha” insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’, que se realizam no território do Vale do Ave, com o propósito de ligar as várias realidades do têxtil entre si, os diversos públicos e as comunidades, aos processos de criação em torno do elemento têxtil. 

É também neste âmbito que Julie Lambert promove uma RESIDÊNCIA ARTÍSTICA em Palha, em contexto e em cocriação com a comunidade de artesãos da palha de Fafe, cujo resultado artístico será apresentado no Arquivo Municipal no dia 24 de março de 2023.

A palha trançada, um material fascinante e luminoso, é a fonte de inspiração que guiou a minha abordagem ao longo deste projeto. 

As características da palha, as suas qualidades e condicionantes, foram o fio condutor, a palavra de ordem. 

Quis descobrir a cultura portuguesa através de um saber-fazer particular, específico da região que me acolhe. Aqui, conheci pessoas de grande generosidade, que fizeram todas as tranças necessárias para a realização desta exposição. 

Foi durante a residência artística organizada pela Bienal Contextile, no verão passado, que criei todas as obras reunidas sob o título: Porter les silentes. Série reminiscências. (Carregando os silêncios. Série Reminiscências). 

Nela, abordo a nossa relação com o corpo. Os objetos de palha tradicionais são principalmente recipientes. Eles são feitos para carregar coisas preciosas que queremos embrulhar com beleza ou proteger a nossa cabeça com delicadeza e estilo. 

Questionei-me: e se eu tivesse que criar um recepiente personalizado para carregar algo precioso, o que eu precisaria carregar? Qual forma seria útil e se encaixaria nas minhas proporções? Este é o ponto de partida para estes grandes cestos que transportam silêncios. Imaginei esses volumes, moldados ao corpo, como marcas de nossas posturas suportando pesos invisíveis. 

by Julie B. Lambert

 

WORKSHOP
DO TÊXTIL À PALHA com a artista Julie B. Lambert e artesãos de Fafe.

11 Março 2023 – 15:00—18:00

18 Março 2023 – 15:00—18:00

ARQUIVO MUNICIPAL, FAFE

Inscrição gratuita: [email protected]

Iniciativa: Município de Fafe

Conceito e produção: Ideias Emergentes / Contextile 2022

Co-financiamento: DGARTES

Media Partner: Jornal T