PROGRAMA

O programa nesta 7ª edição será de novo eclético e com várias atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística. 

Após seis edições e 10 anos de atividade, ajustamos e redimensionamos alguns aspectos nesta edição de 2024: acrescentamos escala temporal (agora 100 dias de bienal), reforço de parcerias com outros territórios de cultura têxtil, reforço do trabalho com a comunidade a partir das residências artísticas, reforço de ações que marquem vários momentos ao longo da bienal. 

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Em todas as seis anteriores edições da CONTEXTILE, a Exposição Internacional assumiu um papel central no programa artístico e na sua capacidade de afirmação global. A edição de 2024 ultrapassou de novo expectativas e recordes de participação de artistas a candidatarem-se a expor as suas obras na Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – 1530 trabalhos, de 1300 artistas, de 76 países. O júri, uma equipa multidisciplinar composta por Lala de Dios , Janis Jefferies, Magda Sobon , Cindy Steiler e Cláudia Melo (diretora artística da CONTEXTILE), escolheu 57 obras, de 50 artistas vindos de 29 países, em torno do tema desta 7.ª edição, toTOUCH/TOQUE tocar.

Palácio Vila Flor – CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

Terça-feira a sexta-feira
10:00 – 17:00
Sábado e domingo
11:00 – 18:00

ARTISTA CONVIDADO
Josep Grau-Garriga
"Los hilos de la memoria"

Pela primeira vez, o artista em destaque na Bienal de Arte Têxtil Contemporânea merecerá uma exposição unica. Trata-se de Josep Grau-Garriga ( fal em 2011), um dos pioneiros da arte têxtil contemporânea na península ibérica.

Josep Grau-Garriga participou nas II, III e IV edições da Biennale Internationale de la Tapisserie de  Lausanne (1965, 1967 e 1969), referências no desenvolvimento da arte têxtil contemporâneo e na revolução da tapeçaria que, abandonando a tradição do trabalho mural, entrou no campo da escultura expandida, conquistando primeiro o volume e depois o espaço através da criação de instalações de grande escala. Com curadoria de Esther Grau Quintana e Lala de Dios.

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Avenida Conde Margaride, 175

7 setembro a 15 dezembro
Terça-feira a sexta-feira
10:00 – 17:00
Sábado e domingo
11:00 – 18:00

PAÍS CONVIDADO
Canadá

No seguimento de uma parceria, desde 2016, com a BILP – Biennale internationale du Lin de Portneuf (Quebec/Canadá), a Contextile 2024 convidou a BILP a comissariar uma grande exposição de arte têxtil contemporânea atual do Canadá, enquanto País Convidado. Obras de 11 artistas canadianos, demonstrará eloquentemente a propensão dos artistas canadianos em transgredir fronteiras antigas para adotar práticas multidisciplinares que integrem o saber-fazer ligado ao têxtil e as abordagens conceptuais associadas às práticas mais contemporâneas, explorando-as numa variedade de expressões artísticas.

PALACETE SANTIAGO
(Museu Alberto Sampaio)
Praça de São Tiago 31

Terça-feira a sábado
10:00 – 12:30 | 14:00 – 18:00

SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
R. Paio Galvão 2

Terça a sexta-feira 9:30 – 12:30 | 14:30 – 18:00
Sábado e domingo 10:00 – 12:30 | 14:30 – 17:30

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Para esta 7ªedição da bienal Contextile, seguiremos na continuidade de uma estratégia de cooperação e aproximação entre a Indústria Têxtil local e o Bordado de Guimarães (património têxtil) com a arte têxtil contemporânea, convocando artistas, nacionais e internacionais, para a realização de residências tendo como objetivo a criação e produção de obras artísticas, partindo da temática proposta pela Bienal.

Convento de Santo António dos Capuchos
R. Dr. Joaquim de Meira

“EMERGÊNCIAS”
Ensino Artístico e Criação Têxtil

A Contextile, na continuidade das edições anteriores, convida escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis, desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição, e que reflitam a temática desta 7ª edição.

Garagem Avenida
Av. Dom Afonso Henriques 250

IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães
R. da Ramada

TEXTILE TALKS
Arte

Uma parte fundamental do programa da Contextile 2024 assenta na reflexão e debate de ideias, enquadrando o têxtil e a sua crescente importância e presença vincada em eventos artísticos, no contexto da arte contemporânea internacional. Esta dimensão artística do têxtil em todas as formas de expressão e representação tem sido explorada nas Textile Talks, um programa de apresentação e discussão de projetos e obras artísticas contemporâneas. 

Participam, os parceiros e convidados da Contextile 2024, artistas e oradores convidados e os artistas selecionados através desta convocatória. E todos aqueles(as) que assistem, também estão convidadas para participarem nas conversas..

Os encontros e conversas de 2024 irão desenvolver-se em torno do tema desta 7ª edição da Contextile,TOUCH/Toque.

AUDITÓRIO CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

8 setembro | 10h – 18h

Ensino Artístico
TEXTILE TALKS Hook Up!

Educational TEXTILE TALKS_Hook Up!, explora possíveis conexões para os estudantes das áreas artísticas e projetivas, tanto na vida como no trabalho após a graduação, visando o potencial cruzamento de construção sustentável de redes interdisciplinares, do envolvimento em programas públicos que os integrem em contextos profissionalizantes e nos esforços criativos colaborativos e empreendedores.

Com comissariado de Janis Jefferies e Joana Cunha, foram convidadas oradores especializados, escolas artisticas nacionais e projetos inovadores na área criativa, que em mesas redondas conversarão de forma aberta sobre esta temática.

AUDITÓRIO CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

18 outubro | 10h – 18h

WORKSHOPS
“Experimentar o Têxtil”

Estão previstos um conjunto de workshops técnicos e criativos, de diferentes áreas artísticas, destinados a artistas e ao público em geral.

Ateliers Cruz de Pedra
R. das Lameiras 55
 

INTERVENÇÕES / PERFORMANCES

Espaço Público 

VISITAS ORIENTADAS

Estão previstos um conjunto de visitas orientadas e guiadas, com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral.