PROGRAMA
(PROVISÓRIO)

O programa nesta 7ª edição será de novo eclético e com várias atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística. 

Após seis edições e 10 anos de atividade, ajustamos e redimensionamos alguns aspectos nesta edição de 2024: acrescentamos escala temporal (agora 100 dias de bienal), reforço de parcerias com outros territórios de cultura têxtil, reforço do trabalho com a comunidade a partir das residências artísticas, reforço de ações que marquem vários momentos ao longo da bienal. 

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

A Exposição Internacional contará com 50 obras, de 50 artistas, selecionados por um júri internacional a partir de uma convocatória aberta. Serão aceites intervenções no exterior.

Palácio Vila Flor – CCVF

ARTISTA CONVIDADO

A conceção e produção do projeto artístico serão realizadas em contexto para a Contextile 2024, tendo como referência o conceito e enquadramento da bienal.

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães

PAÍS CONVIDADO
Canadá

No seguimento de uma parceria, desde 2016, com a BILP – Biennale internationale du lin de Portneuf (Quebec/Canadá), convidamos a BILP a comissariar uma grande exposição de arte têxtil contemporânea atual do Canadá, enquanto País Convidado.

Museu de Alberto Sampaio

Palacete Santiago

Museu Martins Sarmento

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Para esta 7ªedição da bienal Contextile, seguiremos na continuidade de uma estratégia de cooperação e aproximação entre a Indústria Têxtil local e o Bordado de Guimarães (património têxtil) com a arte têxtil contemporânea, convocando artistas, nacionais e internacionais, para a realização de residências tendo como objetivo a criação e produção de obras artísticas, partindo da temática proposta pela Bienal.

Convento de Santo António dos Capuchos

“EMERGÊNCIAS”
Ensino Artístico e Criação Têxtil

A Contextile, na continuidade das edições anteriores, convida escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis, desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição, e que reflitam a temática desta 7ª edição.

Garagem Avenida

IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães

TEXTILE TALKS
Arte

Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se na reflexão e debate de projetos e ideias. Nesse sentido, as TextileTalks promovem a apresentação e discussão de projetos e obras artísticas, presentes nesta 7ª edição.

Centro Cultural Vila Flor – Auditório 

TEXTILE TALKS
Ensino Artístico

Talk sobre o ensino artístico e o têxtil. No seguimento da grande adesão à talk de 2022, será incontornável a realização de uma nova edição, com novos e atuais protagonistas na área da educação têxtil.

Centro Cultural Vila Flor – Auditório 

WORKSHOPS
“Experimentar o Têxtil”

Estão previstos um conjunto de workshops técnicos e criativos, de diferentes áreas artísticas, destinados a artistas e ao público em geral.

Ateliers Cruz de Pedra

 

INTERVENÇÕES / PERFORMANCES

Espaço Público 

VISITAS ORIENTADAS

Estão previstos um conjunto de visitas orientadas e guiadas, com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral.