Programa

O programa será, mais uma vez, eclético e com uma maior escala, centrado em atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística. O programa reflete também o desenvolvimento de parcerias e conexões com outros territórios de cultura têxtil, e fundamentalmente um lugar de encontro e debate em torno da arte Têxtil contemporânea.

E nestes 10 anos de existência, também de celebração.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

A Exposição Internacional integra 58 obras de 54 artistas (33 países), selecionados por um júri internacional a partir de uma convocatória.

Um retrato da criação da arte têxtil contemporânea no panorama nacional e internacional com trabalhos artísticos provenientes de artistas de cinco continentes.

PALÁCIO VILA FLOR – CCVF

Terça a sexta-feira
10:00 às 17:00
Sábado e domingo
das 11:00 às 18:00

IBRAHIM
MAHAMA

Artista Convidado

Intervenções artísticas em espaço público do reconhecido artista ganês Ibrahim Mahama. A conceção e produção do projeto serão realizadas em contexto para a Contextile 2022, tendo como referência o conceito e enquadramento da bienal.

Ibrahim Mahama usa a transformação de materiais para explorar temas como mercadorias e bens primários, comércio, migração, globalização e intercâmbios económicos. Muitas vezes feitas em colaboração com outras pessoas, as suas instalações em grande escala empregam materiais recolhidos em ambientes urbanos, como restos de madeira ou sacos de juta que são costurados e colocados sobre estruturas arquitetónicas.

IDEGUI

Segunda-feira a sábado
10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00

Muralha

Espaço Público
Aberto permanentemente

10 ARTISTAS
– O TÊXTIL
NA ARTE PORTUGUESA

Exposição

A exposição assenta na ideia de tempo reacção tempo que nos apresenta obras de artistas portugueses, com maior incidência a partir do anos 60/70 ( altura em que o maior interesse pela arte têxtil surgiu em Portugal ), que incluíram nas suas práticas artísticas o têxtil quer através da técnica, da matéria ou do pensamento-processo.

Obras dos Artistas:

Ana Vieira, António Barros, Eduardo Nery, Gisella Santi, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, José de Guimarães, Leonor Antunes, Lourdes Castro e Margarida Reis.

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Terça a sexta-feira
10:00 – 17:00
Sábado e domingo
das 11:00 – 18:00

NORUEGA

País Convidado

Para uma maior afirmação da Arte Têxtil em Portugal, onde ainda não é uma prática corrente no meio das artes visuais, e para reforçar a mostra de trabalhos ou obras de artistas estrangeiros, cujo contributo é fundamental para a excelência deste evento, a Contextile 2022 convidou nesta edição a Noruega, através do NTK – Norwegian Textile Artists Association, a promover uma exposição de arte têxtil norueguesa com obras de 12 artistas.

Obras dos artistas:

Anne Knutsen & Karen Kviltu Lidal, Ase Ljones, Åsne Kummeneje Mellem, Cato Loland, Ingunn Bakke, Karin Lindell, Lilian Saski, Linn Rebekka Amo, Malin Bulow, Sidsel Palmstron, Siri Berqvam, Tore Magne Gundersen.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO

Terça a sexta-feira
10:00 – 18:00
Sábado e domingo
10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00

PALACETE DE SANTIAGO

Segunda a sexta-feira
10:00 – 12:30 | 14:00 – 18:00

MUSEU MARTINS SARMENTO

Terça a sexta-feira
9:30 – 12:30 | 14:30 – 17:30
Sábado e domingo
10:00 – 12:30 | 14:30 – 17:30

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

A Contextile 2022, na continuidade de uma estratégia de cooperação e aproximação entre o território, o Bordado de Guimarães e a Indústria Têxtil com a arte têxtil contemporânea, convoca artistas, nacionais e internacionais, para a realização de residências tendo como objetivo a criação e produção de obras artísticas, partindo da temática proposta pela Bienal. 

Acolhendo 8 artistas:

Jiaxi Li, Johanna Stella Rogalla, Lars Preisser, Paloma de la Cruz (Call), Julie Bénédicte Lambert, Tina Struthers (BILP), Adelina Ivan e Indrė Spitrytė, Pedro Bastos (Magic Carpets).

CONVENTO SANTO ANTÓNIO DOS CAPUCHOS

Terça-feira a sábado
10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00

"EMERGÊNCIAS"

Ensino Artístico e Criação Têxtil

Nesta 6ª edição a Contextile desafiou as escolas artísticas a intervirem em espaços públicos de conhecimento na zona de Couros. Exposição com as escolas artísticas que têm o têxtil nos seus currículos, FBAUP, FBAUL, EAAD-UM, Soares dos Reis e António Arroio.

CIÊNCIA VIVA

Segunda-feira a Sábado, incluindo feriados
10:00 – 18:00

CENTRO UNU

Segunda a Sexta-feira
9:00 – 17:00

GARAGEM AVENIDA

Segunda a sábado
10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00

 EAAD-UM

Segunda a sexta-feira
10h00 – 17h00

Textile TALKS

Arte

Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se na reflexão e debate de projetos e ideias. Nesse sentido, as TextileTalks promovem a apresentação e discussão de projetos e obras artísticas.

AUDITÓRIO CCVF

4 5 setembro
9:30 – 18:00

Textile TALKS

Educational Futures

Textile Talks – Educational Futures visa promover uma rede e um diálogo entre diferentes actores e instituições, com ligações a territórios de cultura têxtil, promovendo a excelência no ensino têxtil e explorando a sua dimensão artística e cultural.

AUDITÓRIO CCVF

14  15 outubro
9:30 – 18:00

WORKSHOPS

10 workshops

10 técnicas no têxtil

1- Jacquard Master Class
Por Adrien Landry

2- Paper Making
por Magda Soboń

3- Cianotipia
por Cindy Steiler

4- Desenhar com fios
por Cindy Steiler

5- Fibras, preparação e fiação
por Guida Fonseca e Orenzio Santi

6- Estruras têxteis, preparação do tear e tecer
por Guida Fonseca e Orenzio Santi

7- Corpus Compactum – Escultura em feltro
por Ana Rita de Albuquerque

8- Estampagem: Transparência e padrão
por Joana Paradinha

9- Bordado de Guimarães
pelas Bordadeiras d’A Oficina

10- Marcas/manchas com Indigo e Óxido de Ferro
por Lala de Dios

IDEGUI 
EAAD-UM (OFICINAS)
CASA DA MEMÓRIA

6 setembro 13 outubro

VISITAS ORIENTADAS

Está previsto um conjunto de visitas orientadas e guiadas, com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral.


Projetos Satélite

PENINSULARES

Exposição

A exposição será o prelúdio dos III Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea e reunirá o trabalho de Rosa Godinho do lado português e de Aurèlia Muñoz do lado espanhol. Duas artistas com uma longa carreira e amplamente reconhecidas no contexto da arte têxtil contemporânea ibérica e internacional. 

Utilizando técnicas ancestrais ligadas aos têxteis como a construção de planos têxteis através de nós e tecelagem de tapeçarias, as suas obras expandem o âmbito tradicional da escultura e estabelecem um diálogo a partir do contemporâneo.

CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Segunda a sexta-feira
14:30 – 18:30
Sábado
15:00 – 19:00

IMAGINE

Temporada
Cruzada

Portugal / França

O projeto IMAGINE! – Temporada Cruzada – Guimarães / Clermont-Ferrand 2022 resulta de uma parceria entre a Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea e o FITE – Festival International des Textiles Extraordinaires, que se traduz numa estratégia de programação conjunta em concomitância com 10 anos de existência de ambos os eventos e os 10 anos de celebração da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

O projeto IMAGINE! reúne numa exposição , as obras de 10 artistas franceses que atuam em diálogo com as obras do Palácio dos Duques. Esta programação em espelho, apresenta ainda uma outra exposição de artistas portugueses no Musée d’Art Roger Quilliot em Clermont- Ferrand, inaugurando, também, em Setembro.

Obras dos artistas:

Arnaud Cohen, Cecile Ndiaye, Garance Alves, Joël Andrianomearisoa, Lucile Drouet, Majida Khattari, Pascal Monteil, Rieko Koga, Romeo Mivekannin, Sabine Cibert

MUSEU PAÇO DOS DUQUES

Segunda-feira a domingo
10:00 – 18:00