Contextile 2024
Juri

As obras e trabalhos artísticos a concurso serão selecionadas por um Júri Internacional, composto por Cindy Steiler (artista visual), Cláudia Melo (direção artística da Contextile 2024), Janis Jefferies (professora emérita de artes visuais e curadora), Lala de Dios (historiadora de arte, curadora e professora de têxtil), Magda Soboń (artista visual e professora de artes visuais).                                                                                 

Cindy Steiler

Cláudia Melo

n. 1975, Porto, Portugal
Curadora, Consultora e Directora Artística independente. Docente no Ensino Superior (ESE-IPP, UTC ARTES VISUAIS). Artista plástica.
Directora Artística da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea.
Curadora no projeto europeu Magic Carpets –European Platforms- Europa Criativa.
Membro do Management Board Committee Magic Carpets -European Platforms-Europa Criativa
Licenciada em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Frequentou as componentes curriculares do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Universidade de Aveiro e do Doutoramento em Arte Contemporânea, Colégio das Artes, Universidade de Coimbra. Foi investigadora do Citar (Centro de Investigação de Teoria das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica).

Palavras definidoras Arte Têxtil hoje:
· origem / futuro
· transversalidade
· especificidade e expansão 

Janis Jefferis

Janis Jefferies é professora emérita de Artes Visuais, da Goldsmiths, Universidade de Londres, Reino Unido. De 2015 a 2018, ocupou o cargo de Directora Associada para as Indústrias Criativas e Culturais na Goldsmiths, responsável pela política e implementação, Goldsmiths Digital Studios, Thursday Club, Centro de Colaboração Criativa, internacionalização, ética e integridade, investigação e empreendimento. Concentrou-se na intersecção entre artes e tecnologia (têxteis, performance, som, edição), novos modelos económicos de negócio (NESTA), património cultural (museus e arquivos).

Com um envolvimento de longa data na forma como a fibra se cruza com a prática feminista e os têxteis de matriz artística. O trabalho de Jefferies analisa questões de género e subjetividade identitária. A sua mais recente investigação e prática ampliaram-se de forma a englobar a arte sónica, a arte digital e a tecnologia háptica, tendo em consideração o acesso e o impacto nos diferentes públicos.

Lala de Dios

Historiadora de arte de formação e tecelã.

Lecciona e intervém em conferências sobre arte têxtil, design e trabalho artesanal, tanto no seu país como no estrangeiro (Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca, 2023; Academia de Arte da China em Hangzhou e Universidade de Guangzhou, 2019; Universidade de Arte Tama Art em Tóquio e Escola de Arte&Design, Japão, 2018; Textile Talks Contextile 2020 e 2018, Guimarães, Portugal…).

Foi curadora de inúmeras exposições e eventos nacionais e internacionais (Fine Tuning, 2022; Peninsulares 2023, 2022, 2021 e 2013, Espanha e Portugal; Pushing the Limits, online, 2020 em curso; Loose Ends, Guimarães, 2014…). Membro do júri de várias edições da Contextile, Art al Vent e das edições da Bienal WTA na Costa Rica e na Colômbia.

Trabalhou em projetos de cooperação para o desenvolvimento em África e na América do Sul, uma experiência que enriqueceu muito a sua compreensão das práticas têxteis em contextos locais muito diferentes.  Cofundadora e atual Presidente da Asociación para la Creación Textil (antiga Asociación de Creadores Textiles de Madrid). Presidente da Organización Nacional de Artes y Oficios de España. Membro do Conselho Consultivo da Rede Têxtil Europeia ETN, organização a que presidiu de 1997 a 2019. Membro -entre outros- da Asociación de Diseñadores de Madrid DIMAD e Mujeres en las Artes Visuales MAV.

Magda Soboń

Magdalena Soboń é uma artista visual especializada em arte em papel e têxtil e professora universitária na Academia de Belas Artes Strzemiński, em Łódź, na Polónia.

No seu trabalho, explora as várias possibilidades da matéria do papel e das fibras naturais como formas de expressão artística. Através da utilização da textura e da estrutura, a artista procura uma linguagem universal de expressão e cria objectos de grande formato que conservam os elementos característicos do têxtil.
É autora de várias exposições individuais e tem integrado numerosas exposições colectivas na Polónia e no estrangeiro. É vencedora de alguns dos prémios mais prestigiados: O Prémio dos Membros do Conselho da organização da ‘Biennale Internationale du Lin de Portneuf’ (BILP) no Canadá em 2020; O Prémio concedido pelo Marechal da Voivodia de Pomorskie na 11ª ‘Baltic Mini Textile Gdynia’, Polónia em 2019; Menção Honrosa na 1ª Bienal de Arte Têxtil em Poznań, Polónia em 2017; Menção Honrosa na Contextile 2016 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea em Portugal em 2016, Grande Prémio na 14ª Trienal Internacional de Tapeçaria em Łódź, Polónia em 2013; Menção Excelente na 7ª Bienal Internacional de Arte em Fibra ‘From Lausanne To Beijing’ na China em 2012; Menção Honrosa na 6ª Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea no México em 2011; Medalha de Bronze na 6ª Bienal Internacional de Arte em Fibra – ‘From Lausanne To Beijing’ na China em 2010.