CONTEXTILE 2024
APRESENTAÇÃO

Os últimos anos colocaram renovados desafios à firmeza do tecido social, reforçando a urgência de estarmos juntos. A 7.ª edição da CONTEXTILE – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que se realiza entre setembro e dezembro, em Guimarães, desenha-se com o foco no envolvimento da bienal com a(s) comunidade(s) do(s) território(s) em que habita e trabalha.

Da mesma forma que um tecido se constrói da articulação perfeita entre trama e teia, também as sociedades dependem da forma como se relacionam as pessoas que as compõem. A Bienal de 2024 aposta na criação e trabalho em conjunto, reforçando o seu compromisso com a arte e a cultura, mas também com o ecossistema e a sustentabilidade. 

Deste modo, sublinha-se aquela que vem sendo uma das suas mais marcadas linhas de identidade: uma plataforma de encontro e criação em comunidade.

A CONTEXTILE 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea será maior, alargando o seu período de atividade em mais de um mês. São 100 dias dedicados à Arte Contemporânea e Cultura Têxtil, entre 7 de setembro e 15 de dezembro de 2024, num programa que inclui exposições, residências artísticas, performances, workshops e o ciclo Textile Talks.

Contando, desde sempre, com a parceria e o apoio do Município de Guimarães, da DGArtes/MC e dos agentes da indústria têxtil da região, a CONTEXTILE 2024 ocupará os vários espaços culturais e áreas públicas da cidade de Guimarães, com o intuito de promover o que de melhor se faz na arte têxtil contemporânea em Portugal e no mundo, incentivando à criação artística com o têxtil como referência.

A CONTEXTILE conta com mais de uma década de trabalho, sendo, reconhecidamente, uma referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea. Mas é também um acontecimento cultural e artístico ímpar, que transforma Guimarães e a região do Vale do Ave no epicentro de um território de cultura têxtil. São estas dinâmicas e interações que nos movem e motivam para novas etapas e desafios, em partilha total com os artistas, criativos, comunidades, e os lugares do(s) território(s).