Joana Vasconcelos

PT

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica contemporânea, reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, cuja prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI, incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.

A aclamação internacional chegou com a primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, em 2005 com A Noiva. Em 2013 voltou a chamar a atenção com Trafaria Praia, o primeiro pavilhão flutuante da história do certame, a representar Portugal. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes. Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbau, que foi também uma das mais visitadas da história do museu e a quarta melhor desse ano para o The Art Newspaper.

2022 encontra-a a preparar, entre outras obras, uma Árvore da Vida para a capela do castelo de Vincennes em Paris (inserida na Temporada Portugal França) e o seu projeto mais ambicioso até à data: o Bolo de Noiva para a Waddesdon Manor de Lord Jacob Rothschild (em Inglaterra).

Em Big Booby #5, obra da série Pegas, Joana Vasconcelos amplia um objeto de uso doméstico e quotidiano (a tradicional pega de cozinha em croché), até anular a perceção do referente inicial. Por um lado, as técnicas e materiais utilizados conferem-lhe uma sensação de familiaridade e conforto. Por outro, a monumentalidade da escala, aliada à ancoragem forçada da obra à parede através de seis ganchos usados nos talhos ou nos matadouros para suspender as peças de carne, sugere um desfecho trágico. A voluptuosidade da obra é reforçada pelo título que alude à pintura The Fallen Madonna (with the big boobies) da série de comédia britânica ‘Allo ‘Allo!.

ENG

Born in 1971, Joana Vasconcelos is a visual artist renowned for her monumental sculptures, whose 25 years practise stretches to drawing and film. She updates the arts & crafts concept to the 21st century and incorporates everyday objects with irony and humour, creating a bridge between domestic environment and public space while questioning the status of women, consumerism society and collective identity.

International acclaim came at the first Venice Biennale ever curated by women with The Bride in 2005, followed by Trafaria Praia, the first floating pavilion in the biennale representing Portugal in 2013. The youngest artist and the only woman ever at Palace of Versailles, to a record breaking 1.6 million visitors, her 2012 exhibition was the most visited in France in 50 years. In 2018, Vasconcelos became the first Portuguese to exhibit at Guggenheim Bilbao with a major retrospective, which was one of the most visited in the museum’s history and reached 4th place in The Art Newspaper’s annual exhibitions’ Top 10.

2022 finds her preparing, among other pieces, a Tree of Life for Vincennes Castle’s Chapel (in Paris, France) and her most ambitious project to date: the Wedding Cake for Lord Jacob Rothschild’s Waddesdon Manor (in England).

In Big Booby #5, a work from the Kitchen Handles series, Joana Vasconcelos enlarges an object of domestic and daily use (the traditional crocheted kitchen handle), to the point of annulling the perception of the initial referent. On one hand, the techniques and materials used provide a feeling of familiarity and comfort. On the other hand, the monumentality of the scale, combined with the forced anchoring of the work to the wall through six hooks used in butchers or slaughterhouses to suspend the pieces of meat, suggests a tragic outcome. The artwork’s voluptuosity is reinforced by the title’s reference to The Fallen Madonna (with the big boobies) from the British comedy series ‘Allo ‘Allo!.