PT
João Pedro Vale (Lisboa, 1976) licenciou-se em Escultura na FBAUL, Universidade de Lisboa e estudou na Maumaus em Lisboa. Nuno Alexandre Ferreira (Torres Vedras, 1973) estudou Sociologia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Vivem e trabalham em Lisboa. Iniciaram a sua atividade artística no final dos anos 90. A partir de 2004 começam a trabalhar em conjunto realizando projetos que se destacam pela diversidade de meios, suportes e linguagens. Dos seus trabalhos mais recentes, destaca-se a participação no Fabric Art Festival em Fall River (EUA), em 2022, em Sweat, Haus der Kunst, Munique (Alemanha) e no Walk&Talk, Açores, em 2021; no MOVE19, Centre Pompidou, Paris (França) e no LIAF19 – Lofoten International Art Festival, Svolvaer (Noruega) em 2019; as exposições individuais no Rialto6 em Lisboa (Pt) em 2022, no MAAT, Lisboa (Pt) em 2019; na Galeria Presença, Porto e na Galeria Cristina Guerra, Lisboa (Pt) em 2018; e a criação de um espectáculo de circo para a primeira edição da BOCA – Biennial of Contemporary Arts, em 2017.
Participaram em exposições na Galeria Leme, Estação Pinacoteca e Centro Helio Oiticica, São Paulo (Brasil), NurtureArt, Nova Iorque, e Smithsonian Museum, Washington (EUA), LayrWuestenhagen, Viena (Áustria), Museo Union Fenosa, Corunha, e Museo Patio Herreriano de Valladolid (Espanha), Centre PasquArt (Suíça), Gasworks, Londres (Reino Unido), Museu de Serralves, Porto, Galeria Filomena Soares, Fundação PLMJ, Museu do Chiado, Museu Berardo e CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, e Elipse Foundation, Cascais (Portugal). Os seus filmes foram apresentados em festivais como Artprojx Cinema, Nova Iorque (EUA), Cineport, João Pessoa (Brasil), Temps d’Image, QueerLisboa, e Lisbon and Estoril Film Festival (Portugal). Realizaram inúmeras residências artísticas, tais como: em 2008, ISCP-International Studio and Curatorial Program, Nova Iorque, (EUA); em 2019 em Lofoten (Noruega); em 2018 e 2020, Cité International des Arts, Paris (França). A sua obra está representada em diversas coleções nacionais e internacionais, nomeadamente: Tate, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado e Fundação Calouste Gulbenkian.
Nesta exposição apresentam-se dois trabalhos dos artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre: P-Town (The Sign) de 2011 e Homophobia is Not Cute de 2015.
Provincetown, conhecida como P-Town, é uma cidade em Cape Cod, Massachusetts, nos EUA, caracterizada pela convivência histórica de 3 comunidades, a comunidade artística, a comunidade imigrante portuguesa e a comunidade LGBTQI. O projeto P-Town (The Sign) é um dos inúmeros projetos que os artistas desenvolveram quando ali fizeram uma residência artística em 2011. Reagindo às inúmeras lojas de souvenirs que existem na principal rua da cidade, onde se vendem toalhas, t-shirts, etc, os artistas recordam um episódio ocorrido na cidade em 1989, em plena epidemia da Sida, que ficou conhecido como “The Sign”, quando um dos membros do ACT UP desfilou com um cartaz onde se podia ler “legalize butt fucking” numa estratégia de confronto e visibilização do problema.
Homophobia is Not Cute, Peça desenvolvida para o projecto Cruising Utopias a partir do livro de José Esteban Muñoz, “Cruising Utopia – The Then and There of Queer Futurity”, onde os artistas desenvolveram um grupo de trabalho centrados numa temática queer, recorrendo a uma estética punkcore para refletir sobre o sentido atual dos movimentos contestatários e ativistas num contexto dominado pela globalização dos valores e a sua subjugação aos interesses económicos.
ENG
João Pedro Vale (Lisbon, 1976) graduated in Sculpture at FBAUL, Universidade de Lisboa and studied at Maumaus in Lisbon. Nuno Alexandre Ferreira (Torres Vedras, 1973) studied Sociology at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa. They live and work in Lisbon. They began their artistic activity at the end of the 1990s. From 2004 they began to work together on projects that stand out for their diversity of media, supports and languages. Of their most recent work, highlights include participation in the Fabric Art Festival in Fall River (USA) in 2022, in Sweat, Haus der Kunst, Munich (Germany) and in Walk&Talk, Azores, in 2021; in MOVE19, Centre Pompidou, Paris (France) and in LIAF19 – Lofoten International Art Festival, Svolvaer (Norway) in 2019; solo exhibitions at Rialto6 in Lisbon (Pt) in 2022, at MAAT, Lisbon (Pt) in 2019; at Galeria Presença, Porto and at Galeria Cristina Guerra, Lisbon (Pt) in 2018; and the creation of a circus show for the first edition of BOCA – Biennial of Contemporary Arts, in 2017.
They have participated in exhibitions at Galeria Leme, Estação Pinacoteca and Centro Helio Oiticica, São Paulo (Brazil), NurtureArt, New York, and Smithsonian Museum, Washington (USA), LayrWuestenhagen, Vienna (Austria), Museo Union Fenosa, Coruña, and Museo Patio Herreriano de Valladolid (Spain), Centre PasquArt (Switzerland), Gasworks, London (UK), Museu de Serralves, Oporto, Galeria Filomena Soares, PLMJ Foundation, Museu do Chiado, Museu Berardo and CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon, and Elipse Foundation, Cascais (Portugal). Their films have been presented in festivals such as Artprojx Cinema, New York (USA), Cineport, João Pessoa (Brazil), Temps d’Image, QueerLisbon, and Lisbon and Estoril Film Festival (Portugal). They have held numerous artist residencies, such as: in 2008, ISCP-International Studio and Curatorial Program, New York, (USA); in 2019 in Lofoten (Norway); in 2018 and 2020, Cité International des Arts, Paris (France). Their work is represented in several national and international collections, namely: Tate, Fundação EDP, Fundação de Serralves, Museu do Chiado and Fundação Calouste Gulbenkian.
This exhibition presents two works by the artists João Pedro Vale and Nuno Alexandre: P-Town (The Sign) from 2011 and Homophobia is Not Cute from 2015.
Provincetown, known as P-Town is a town in Cape Cod, Massachusetts, USA, characterized by the historical coexistence of 3 communities, the artistic community, the Portuguese immigrant community and the LGBTQI community. The “P-Town (The Sign)” project is one of the numerous projects that the artists developed when they did an artist residency there in 2011. Reacting to the numerous souvenir shops in the main street of the city, where towels, t-shirts, etc. are sold, the artists recall an episode that occurred in the city in 1989, in the middle of the AIDS epidemic which became known as “The Sign” when one of the members of ACT UP paraded with a sign that read “legalize butt fucking” in a strategy of confrontation and visibility of the problem.
Homophobia is Not Cute, Piece developed for the project “Cruising Utopias” based on the book by José Esteban Muñoz, “Cruising Utopia – The Then and There of Queer Futurity” where the artists developed a group of work centred on a queer theme using a punkcore aesthetic to reflect on the current meaning of protest and activist movements in a context dominated by the globalisation of values and their subjugation to economic interests.