7 julho — 30 setembro 2023
ARQUIVO MUNICIPAL de FAF
LãnoLinho é uma exposição que resulta das residências artísticas desenvolvidas pelas artistas Cindy Steiler e Mónica Faria no território de Fafe e suas comunidades. Insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o têxtil’, realizadas no território do Vale do Ave pela bienal Contextile, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.
Lãnolinho, reúne uma recolha quer documental, quer material do que palpita no território de Fafe sobre o têxtil. Tem como motor de busca a força da lã e do linho, ainda presentes nos olhares, nas rugas, nas linhas das palavras de quem viveu imersivamente durante anos lado a lado com a terra.
Durante um mês foi-nos possível conhecer pessoas lindas que amam a sua história, o seu saber e o seu fazer sobre matérias de alguma forma desvalorizadas. Pessoas persistentes, que com muita esperança partilharam connosco a vontade de novas aventuras. O desejo de abrir portas, janelas, realizar sonhos e ao mesmo tempo aprender com os erros e observar desilusões que permitem a trama de uma vida rica, aventurosa e de alguma forma heróica neste tecido complexo do que foi, é e irá ser.
Queremos com esta exposição mostrar o que de rico a arte nos permite alcançar: a demonstração do riso, do cheiro, do que não se diz e não se vê mas vendo e contemplando nos faça sentir parte de uma história que agora começa de novo a ser contada.
Iniciativa: Município de Fafe
Conceito e produção: Ideias Emergentes / Contextile 2022
Co-financiamento: DGARTES
Apoio: Lameirinho
Media Partner: Jornal T