Leonor Antunes

PT

Envolvendo-se com as histórias da arquitectura, design e arte do século XX, o trabalho de Leonor Antunes reflecte sobre as funções dos objectos quotidianos, contemplando o potencial das formas modernistas para serem materializadas como esculturas. Antunes investiga os valores codificados e o fluxo invisível de ideias embutidas nos objectos, transformando-os em estruturas abstractas reimaginadas. Integrando materiais como corda, madeira, couro e latão, Antunes ressoa silenciosamente sobre os traços estéticos do Modernismo para prever uma forma totalmente reavivada e repensada de olhar para a frente, ao olhar para trás. Recorrendo às tradições vernaculares do artesanato de locais como a América do Sul, México e Portugal, Antunes procura compreender os princípios de construção por detrás de desenhos racionais, bem como o processo de abstracção da realidade através da sua redução à geometria. A grelha, presente na maioria das obras de arte, objectos e edifícios que refere, encontra-se transformada em redes de latão, cordas entrelaçadas e atadas, tiras de couro e fitas de fios de algodão tecidas à mão em teares. A sua fonte de inspiração é proporcionada principalmente pela prática de artistas femininas – não só através das suas posições sociais e políticas radicais, mas também na sua aspiração prática de melhorar a vida quotidiana das pessoas através da arte e do design. Leonor Antunes estudou Escultura na Universidade de Belas Artes de Lisboa, e na Staatliche Akademie der Bildenden Künste, Karlsruhe. As suas exposições mais recentes e importantes incluem: a dona de casa e o seu domínio, Festival D’Automne, Paris (2021), juntas, vazios e lacunas, MUDAM, Luxemburgo (2020), sequências, inversões e permutações, The Box, Plymouth (2020), uma costura, uma superfície, uma dobradiça, ou um nó, representação oficial portuguesa na 58ª exposição internacional de arte La Biennale di Venezia, Palazzo Giustinian Lolin, Veneza, Itália (2019), os últimos dias em Galliate, Hangar Bicocca, Milão, Itália (2018); discrepâncias com C. P., Museo Tamayo, Cidade do México, México (2018); o frisson do conjunto, Whitechapel Gallery, Londres, Reino Unido (2017); discrepâncias com G. G, Tensta Konsthall, Tensta, Estocolmo (2017); a escada em espiral leva ao jardim, Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMoMA), São Francisco, Estados Unidos (2016); o avião maleável, CAPC Musée d’Árt Contemporain de Bordeaux, Bordeaux, França (2015); Estou como o espelho diante de si, New Museum, Nova Iorque, Estados Unidos (2015); os últimos dias em Chimalistac, Kunsthalle Basel, Basileia, Suíça (2013); villa, how to use, Museu de Serralves, Porto, Portugal (2011); discrepâncias com M. G., Museo El Eco, Cidade do México, México (2011). Além disso, o seu trabalho foi incluído nas bienais seguintes: Bienal de Gwangju (2018), 57ª Exposição Internacional de Arte la Biennale di Venezia, Itália (2017); Bienal Sharjah 12, Sharjah, Emiratos Árabes Unidos (2015); Triennale Kleinplastik Fellbach 2013, Fellbach, Alemanha; 8ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlim, Berlim, Alemanha (2014); 3ª Bienal de Singapura, Singapura (2011). Leonor Antunes vive e trabalha actualmente em Berlim, Alemanha.

É do lugar construído que parte o trabalho de Leonor Antunes.

A dimensão do tempo e do espaço são fundamentais à sua prática. 

São os detalhes arquitectónicos dos edifícios modernistas, que alvo de estudos aturados provocam novas formas, através das medições exaustivas e da repetição de estruturas existentes, incorrendo em processos de transformações e deslocações, afirmando assim novos contextos, criando novas hipóteses.

A cada momento expositivo, as obras, singulares pelas suas diferenças matéricas, estados de transparência e densidades, reconfiguram os lugares e a si próprias, através de uma acção-construção que se completa na capacidade de proporem a quem vê (através do corpo e movimento), um novo espaço e tempo.

A obra apresentada “uma parede mestra suprimiu todas as correntes de ar” faz parte da série original is full of doubts 

(o original está cheio de dúvidas) de 2008, resultantes da investigação de Leonor Antunes acerca da casa E-1027, da autoria de Eileen Gray (Enniscorthy, Irlanda, 1878 – Paris, França, 1976) e Jean Badovici (Bucareste, Roménia, 1893 – Mónaco, 1956), localizada na costa do sul de França e construída entre 1926 e 1929.

Às práticas conceptuais e minimalistas da segunda metade do século XX que atravessam o corpo de trabalho da artista, junta-se o interesse pelos processos manuais de fabrico, envolvendo a colaboração de artesãos (no caso, correeiros) na conceção das peças, e o interesse por materiais também artesanais, flexíveis e moldáveis como a corda e o couro que parecem comportar-se em antítese aos processos rigorosos das medições e das estruturas. 

A peça é composta por dois elementos comunicantes entre si, que parecem querer acomodar-se, em conforto, ao espaço através da macieza da pele, relembrando a humanidade presente na arquitectura de Eileen Grey.

ENG

Engaging with the histories of 20th century architecture, design and art, the work of Leonor Antunes reflects on the functions of everyday objects, contemplating the potential of Modernist forms to be materialized as sculptures. Antunes investigates the coded values and invisible flow of ideas embedded within objects, transforming them into reimagined abstract structures. Integrating materials such as rope, wood, leather and brass, Antunes silently rattles at the aesthetic traces of Modernism to foresee an altogether revived, rethought way of looking forward by looking back. Borrowing from vernacular traditions of craftsmanship from locations such as South America, Mexico and Portugal, Antunes seeks to understand the construction principles behind rational designs, as well as the process of abstracting reality through its reduction to geometry. The grid, present in most of the art works, objects and buildings she references, finds itself transformed into brass nets, interlaced and knotted strings, leather straps and bands of cotton threads hand-woven on looms. Her source of inspiration is provided mostly by the practice of female artists not only through their radical social and political stances, but also in their practical aspiration to improve people’s everyday lives through art and design. Leonor Antunes studied Sculpture at the Fine Arts University of Lisbon, and at the Staatliche Akademie der Bildenden Künste, Karlsruhe. Her most recent important exhibitions include: the homemaker and her domain, Festival D’Automne, Paris (2021), joints, voids and gaps, MUDAM, Luxembourg (2020), sequences, inversions and permutations, The Box, Plymouth (2020), a seam, a surface, a hinge, or a knot, official Portuguese representation at the 58th International art exhibition La Biennale di Venezia, Palazzo Giustinian Lolin, Venice, Italy (2019), the last days in Galliate, Hangar Bicocca, Milan, Italy (2018); discrepancies with C.P., Museo Tamayo, Mexico City, Mexico (2018); the frisson of the togetherness, Whitechapel Gallery, London, U.K. (2017); discrepancies with G.G, Tensta Konsthall, Tensta, Stockholm (2017); spiral staircase leads down the garden, San Francisco Museum of Modern Art (SFMoMA), San Francisco, United States (2016); the pliable plane, CAPC Musée d’Árt Contemporain de Bordeaux, Bordeaux, France (2015); I stand like the mirror before you, New Museum, New York, United States (2015); the last days in Chimalistac, Kunsthalle Basel, Basel, Switzerland (2013); villa, how to use, Museu de Serralves, Porto, Portugal (2011); discrepancies with M.G., Museo El Eco, Mexico City, Mexico (2011). Furthermore, her work has been included in the following biennials: Gwangju Biennial (2018), 57th International Art Exhibition la Biennale di Venezia, Italy (2017); Sharjah Biennial 12, Sharjah, United Arab Emirates (2015); Triennale Kleinplastik Fellbach 2013, Fellbach, Germany; 8th Berlin Biennale for Contemporary Art, Berlin, Germany (2014); 3rd Singapore Biennale, Singapore (2011). Leonor Antunes currently lives and works in Berlin, Germany.

It is from the constructed place that Leonor Antunes’ work starts.

The dimension of time and space are fundamental to her practice.

It is the architectural details of modernist buildings, the object of careful studies, that provoke new forms through exhaustive measurements and the repetition of existing structures incurring in processes of transformations and displacements, thus affirming new contexts and creating new hypotheses.

At each exhibition moment, the works, singular for their material differences, states of transparency and densities, reconfigure the places and themselves through an action-construction that is completed in the capacity of proposing to the viewer (through the body and movement), a new space and time.

The presented work “uma parede mestra suprimiu todas as correntes de ar” (a spine wall suppressed all draughts) is part of the original is full of doubts series from 2008, resulting from Leonor Antunes’ research on the house E-1027 by Eileen Gray (Enniscorthy, Ireland, 1878 – Paris, France, 1976) and Jean Badovici (Bucharest, Romania, 1893 – Monaco, 1956), located in the south coast of France and built between 1926 and 1929.

To the conceptual and minimalistic practices of the second half of the twentieth century that run through the artist’s body of work, we can add an interest in manual manufacturing processes, involving the collaboration of artisans (in this case, joiners) in the design of the pieces and an interest in materials that are also handmand, flexible and mouldable such as rope and leather, which seem to behave in antithesis to the rigorous processes of measurements and structures. 

The piece is composed of two communicating elements which seem to want to accommodate themselves, in comfort, to the space through the softness of the leather, recalling the humanity present in Eileen Grey’s architecture.