Lourdes Castro

PT

Lourdes Castro (1930-2022), nasceu no Funchal e frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Parte para Munique com Rene Bértholo em 1957 e no ano seguinte fundam o grupo e revista KWY (1958-1963). 

A busca pela compreensão da forma leva Lourdes Castro a desenvolver, a partir da década de 1960, uma intensa e prolongada pesquisa sobre perfis e sombras, enquanto elementos processuais da desmaterialização e redefinição do objeto. Explora então a projeção e a fixação dos perfis e das sombras em materiais diversos (lençóis, plexiglas, acrílico, papel), tirando partido dos jogos de opacidade e transparência e da enfatização da bidimensionalidade ou tridimensionalidade dos suportes. 

O início da relação com Manuel Zimbro ocorre nos anos setenta dando continuidade ao projeto “Teatro de Sombras”. Em 1983, Lourdes Castro e Manuel Zimbro deixam Paris e regressam a Portugal, à ilha da Madeira, onde a artista nasceu.

Em 2000, representa Portugal na XVIII Bienal de S. Paulo, juntamente com Francisco Tropa, a convite de João Fernandes. “Peça” é obra e o resultado deste convite a estes dois artistas:
“à espera da densidade de sombras…”

Francisco Tropa (1968), nasceu em Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou na Escola António Arroio e completou o plano de estudos no Ar.Co, onde é professor no departamento de Escultura, desde 1996. Em 1992, foi bolseiro da Ar.Co. no Royal College of Arts de Londres e, entre 1995-1996, foi bolseiro da Alfred Topfel na Kunstakademie, em Munster. Começou a expor individualmente em 1991 na Galeria Monumental em Lisboa.

Os projetos de Francisco Tropa, segundo João Fernandes, constituem situações em “processo” resultantes de experiências e de exercícios que coptam momentos de intensidade de percepção.

Lourdes Castro explora na década de 60 o seu tema de eleição para o desenvolvimento do seu trabalho – a Sombra. Parte do processo de experimentação é desenrolado em suportes não tradicionais como o plexiglas (que utiliza em 1964) ou os lençóis de linho translúcido onde borda os contornos das suas sombras deitadas, desde 1968. 

A partir das suas sombras deitadas, Lourdes Castro revela o banal – o corpo, o lençol, a intimidade – mas altera o conhecimento que temos sobre este. No lençol não está um corpo deitado mas antes o carimbo desse corpo, o seu recorte, o que era presença de algo deixou de ser para se tornar ausência.  O momento registado é uma memória do que antes esteve e já não está. Segundo artista, “a sombra ainda é palpável. O contorno já não é. O contorno surpreende-me porque não existia antes de eu o desenhar, é, creio, um novo olhar sobre o que me rodeia.” (…) A sombra projectada como contorno interessa-me muito mais do que a sua simples representação. Porque o contorno da sombra é ainda mais fantasmático, fugitivo, ainda mais ausente. O que produz a sombra está à frente ou atrás, mas não está longe.”

Em 1998, Lourdes de Castro e Francisco Tropa são convidados a representar Portugal na vigésima quarta Bienal de São Paulo e concebem, de raiz, um projecto – “Peça” – em comum a partir das suas práticas individuais, originando uma dualidade unificada. “A obra resulta do apagamento de cada um para um reencontro consigo e com o Outro. O vazio surge como plenitude de uma realidade que se encontra para além da sua designação e descrição, para além do seu significado ou representação.” 

Nesta exposição apresenta-se a obra de Lourdes de Castro de 1971 “Sombra deitada de Umberto Spínola”, linho bordado à parede, e a “Peça” de 1998, cujo elemento central é uma mesa de madeira com uma peça de pano branco enrolada sobre uma tábua. Uma luz intensa é projetada sobre o tecido. Projectam-se as sombras de quem se aproxima e de quem parte.

ENG

Lourdes Castro (1930-2022), was born in Funchal and attended the Escola Superior de Belas Artes in Lisbon. She left for Munich with Rene Bértholo in 1957 and the following year founded the group and magazine KWY (1958-1963). 

The search for an understanding of form led Lourdes Castro to develop, from the 1960s, an intense and prolonged research on profiles and shadows, as procedural elements of the dematerialisation and redefinition of the object. She then explored the projection and fixation of profiles and shadows on various materials (sheets, plexiglass, acrylic, paper), taking advantage of opacity and transparency and emphasising the two- or three-dimensionality of the supports. 

The beginning of the relationship with Manuel Zimbro occurred in the seventies, giving continuity to the “Theatre of Shadows” project. In 1983, Lourdes Castro and Manuel Zimbro left Paris and returned to Portugal, to the island of Madeira, where the artist was born.

In 2000, she represents Portugal at the XVIII Bienal de S. Paulo, together with Francisco Tropa, at the invitation of João Fernandes. “Peça” is the work and the result of this invitation to this two artists: “waiting for the density of shadows…”

Francisco Tropa (1968), was born in Lisbon. He lives and works in Lisbon. He studied at António Arroio School and completed his studies at Ar.Co, where he has been a teacher in the Sculpture department since 1996. In 1992, he received a scholarship from Ar.Co. at the Royal College of Arts in London and, between 1995-1996, he received a scholarship from Alfred Topfel at the Kunstakademie in Munster. He began exhibiting individually in 1991 at the Galeria Monumental in Lisbon. 

Francisco Tropa’s projects, according to João Fernandes, constitute situations in “process” resulting from experiences and exercises that capture moments of intense perception.

In the 1960s, Lourdes Castro explored her chosen theme for the development of her work – Shadow. Part of the experimentation process takes place in non-traditional media such as Plexiglas (which she uses in 1964) or the translucent linen sheets on which she embroiders the outlines of her lying shadows, since 1968. 

From her lying shadows, Lourdes Castro reveals the banal – the body, the sheet, intimacy – but changes the knowledge we have about it. On the sheet there is not a body lying down, but rather the stamp of that body, its cut-out, what was the presence of something is no longer there to become absence.  The moment registered is a memory of what once was and is no longer. According to the artist, “the shadow is still palpable. The outline is no longer. The outline surprises me because it did not exist before I drew it, it is, I believe, a new look at what surrounds me.” (…) The shadow projected as contour interests me much more than its simple representation. Because the outline of the shadow is even more phantasmatic, fugitive, even more absent. What produces the shadow is in front or behind, but it is not far away.”

In 1998, Lourdes de Castro and Francisco Tropa are invited to represent Portugal at the twenty-fourth São Paulo Biennale and conceive, from scratch, a project – “Peça” – in common from their individual practices, originating a unified duality. “The work results from the erasure of each one for a reunion with oneself and with the Other. Emptiness emerges as the fullness of a reality that lies beyond its designation and description, beyond its meaning or representation.”  

This exhibition presents Lourdes de Castro’s 1971 work “Sombra deitada de Umberto Spínola”, linen embroidered to the wall, and “Peça” from 1998, whose central element is a wooden table with a piece of white cloth rolled up on a board. An intense light is projected onto the cloth. The shadows of those approaching and those departing are projected.