PENINSULARES

SEGUNDOS ENCONTROS IBÉRICOS DE ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA

A primeira edição do projeto Peninsulares decorreu em 2013 em Guimarães (Portugal) e Madrid (Espanha) com o objetivo de promover a arte têxtil contemporânea, portuguesa e espanhola, ligando territórios vizinhos que são espaços de cultura têxtil onde este setor tem, e teve, como mostra a história, uma importância económica, social, patrimonial e artística.

Em setembro realiza-se a segunda edição no Museu Nacional de Artes Decorativas (MNAD) de Madrid com o nome de Peninsulares, II Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea, que partilha com as restantes actividades incluídas no seu programa o objectivo comum de oferecer um panorama do uso do elemento têxtil na arte.

A exposição, promovida pela bienal Contextile / Ideias Emergentes em colaboração com Indigo Proyectos, com curadoria de Cláudia Melo e Lala de Dios, vai reunir um grupo de artistas têxteis portugueses e espanhóis, sob a premissa de uma experiência e a possibilidade de diálogos (dis)similares propiciados por um território dual -o fato peninsular- que pode ser o fim, o início ou ambos. Sobretudo pela condição de agregação geográfica e cúmplice, é também um caminho de expansão e abertura, saída e entrada em outras relações, culturas e contextos.

A exposição apresenta obras de dez artistas (Alves Dias, Amparo de la Sota, Ana Fernandes, Conceição Abreu, Concha Romeu, Hugo Brazão, Mª Jesus Maniatares, Maribel Binimelis, Melchior Martí, Rosa Godinho) e as criações realizadas no âmbito do programa de residências artísticas (pelas artistas María Mallo e Mónica Faria), que permitiu colocar a obra dos autores em diálogo com a coleção do Museu.

Todos os autores partem de abordagens pessoais e multidisciplinares que exploram o potencial formal e conceptual dos elementos têxteis. Alguns utilizaram técnicas distintas como tapeçarias, esculturas suaves ou collages na produção das suas obras. Outros utilizam peças têxteis de uso quotidiano que sofreram intervenções para dar-lhes um novo significado, fruto de uma indagação sobre a memória pessoal e coletiva.

LOCAL

MNAD - Museu Nacional de Artes Decorativas de Madrid
C / Montalbán Nº 12, 28014 Madrid

DATA DA EXPOSIÇÃO

23 de setembro
14 de novembro de 2021

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sábado: das 9h30 às 15h
Domingos e feriados: das 10h às 15h
Tardes: quinta-feira, das 17h às 20h

ENTRADA GRATUITA