PRÉMIOS
2024

PRÉMIO DE AQUISIÇÃO

ANNA ILL
“EMBRACING LIMITS I, II AND III”

Espanha

1.ª Menção Honrosa

LARA SALOUS
“AROUND THEIR HANDS”

Palestina

A obra “Embracing Limits I, II and III”, da espanhola Anna Ill, foi distinguida com o Prémio de Aquisição da Exposição Internacional na Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, presente no Palácio Vila Flor, em Guimarães, e que se prolonga até 15 de dezembro.

“Embracing Limits I, II and III” é uma série de obras que exploram a relação entre os conceitos de vulnerabilidade e proteção. Ao utilizar materiais sólidos e rígidos, Anna Ill cria têxteis únicos e frágeis que emergem de cada objeto. O têxtil procura escapar aos limites dos objetos e não contém qualquer memória anterior em contrate com a dureza do significado dos objetos.  Com este confronto de materiais, procura a harmonia e o equilíbrio para que ambos possam (co)existir.

Anna Ill trabalha na interseção da escultura, dos têxteis e da fotografia, inspirada pelos conceitos de vulnerabilidade, memória e corpo. É mestre em Arte e Espaço pela Kingston University (Londres, 2017) e licenciada em Arte Têxtil pela Escola Massana (Barcelona, 2012-14). Recentemente, o seu trabalho foi selecionado para o Textile Arts Center (Nova Iorque, 2024) e para o Prémio de Escultura Fundació Antoni Vila Casas 2024 (Espanha). 

O Prémio Aquisição vai ser adquirido pelo Município de Guimarães, parceiro institucional da Contextile 2022, mostra de Arte Têxtil Contemporânea que vem deixando a sua marca desde 2012, aquando da Capital Europeia da Cultura, e que projetou a Contextile como referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea. 

O júri internacional composto por Lala de Dios (historiadora de arte, curadora e professora de têxtil), Janis Jefferies (professora emérita de artes visuais e curadora), Magda Soboń (artista visual e professora de artes visuais), Cindy Steiler (artista visual) e Cláudia Melo (direção artística da Contextile 2024) também distinguiram com Menções Honrosas as obras  “Around Their Hands”, de Lara Salous (Palestina), e “Kitty Van Der Mijll Dekker Heritage Project”, de Maaike Gottschal (Países Baixos).

Embracing limits
I, II and III, 2023 I. Barras de reforço de aço e fio de algodão
25 × 175 × 4 cm II. Esqueleto de cato e fio de algodão 12 × 77 × 3 cm III. Serra metálica
e fio de algodão Técnica de renda
de bilros 6 × 110 × 1 cm

Prémio Aquisição

Anna Ill

ESPANHA

Em “Weaving Horizons”, ao questionar a impossibilidade de tocar e de ser tocado quando o corpo está ausente, represento a memória do corpo através da utilização de têxteis que foram outrora habitados. Dois corpos ausentes (re)tocam-se como metáfora dessa segunda pele que nos envolve e protege, mas que também nos limita: a pele é simultaneamente um limite arriscado e uma fronteira corporal.

“Embracing Limits” é uma série de obras que exploram a relação entre os conceitos de vulnerabilidade e proteção. Ao utilizar materiais sólidos e rígidos, crio têxteis únicos e frágeis que emergem de cada objeto. O têxtil procura escapar aos limites dos objetos e não contém qualquer memória anterior em contraste com a dureza do significado dos objetos. Com este confronto de materiais, procuro a harmonia e o equilíbrio para que ambos possam (co)existir.

Artista visual. É mestre em Arte e Espaço pela Kingston University (Londres, 2017) e licenciada em Arte Têxtil pela Escola Massana (Barcelona, 2012-2014). Recentemente, o seu trabalho foi selecionado para o Textile Arts Center (NY, 2024) e para o Prémio de Escultura Fundació Antoni Vila Casas 2024 (ES). O seu trabalho tem sido exposto a nível nacional e internacional. Trabalha na intersecção da escultura, dos têxteis e da fotografia. Inspirada pelos conceitos de vulnerabilidade, memória e corpo, combina têxteis e objetos usados para investigar a tensão criada por estes materiais, resultando numa transição do pessoal e privado para o público e político.

What remains, 2022 
Tapete de lã destecido.
Destecer 180 × 300 cm
com curadoria de Yazid Anani

1.ª Menção Honrosa

Lara Salous

PALESTINA

What Remains
Esta instalação examina a interação entre tempo, material e trabalho no tapete palestiniano hujrah, tradicionalmente tecido por aldeões e mulheres beduínas. Ao destecer o tapete, a artista desafia a noção de imortalidade das posses, incitando os espectadores a reconsiderar os fios fiados e o processo de tecelagem. O ato de destecer desconstrói o trabalho, o espaço, o tempo e o simbolismo associados a este têxtil icónico.


Lara é uma arquiteta premiada, designer de interiores e artista apaixonada por reavivar a lã nos interiores palestinianos. O seu interesse começou com uma visita a uma comunidade beduína tradicional conhecida pela tecelagem de tapetes de lã, despertando a sua curiosidade sobre o declínio deste ofício. A investigação pessoal de Lara tem como objetivo reconectar a lã com a vida contemporânea. É licenciada em engenharia arquitetónica pela Universidade de Birzeit e tem um mestrado em design de interiores pela Universidade de Westminster, combinando o trabalho académico com a investigação prática.

Kitty van der Mijll Dekker Heritage Project
2019-ONGOING
Instalação com tear e várias obras.
Linho cultivado à mão do The Linen Project, seda Schappe do legado de Kitty van der Mijll Dekker, papel, vinil. 
Tecelagem em veludo, cetim, tecido liso, sarja e saori. Fotografia e impressão.
Dimensões variáveis

2.ª Menção Honrosa

Maaike Gottschal

PAÍSES BAIXOS

O meu trabalho é o resultado de todas as pequenas decisões que um artista toma enquanto trabalha com o seu material num ambiente espacial. Utilizando os sentidos, a intuição e a inteligência humana.
As obras propostas para a Contextile são tecidas sem lançadeira. Obras foram realizadas com fio da propriedade da tecelã holandesa da Bauhaus Kitty van der Mijll Dekker e foram executadas com linho cultivado e fiado à mão. Duas obras foram realizadas com ambos os fios. Um “design do toque” manufaturado com ligações entre o presente, o passado e o futuro.


Cresci no atelier de costura da minha mãe. Desde muito jovem, aprendi a tecer, tricotar, rendas de bilros, bordar, pintar seda, batik, fiar e muitas outras competências têxteis com familiares.
Durante os meus estudos, estudei várias vertentes em academias de arte e, entretanto, estudei história da arte durante dois anos na Universidade de Amesterdão. Licenciei-me na Academia Gerrit Rietveld em Amesterdão.
Tenho sido ativa como proprietária da Textielfabrique, onde dei aulas de têxteis semanalmente. Aprofundei os meus conhecimentos sobre têxteis com a organização de um programa de investigação próprio “Têxtil como Linguagem”.
Visitei muitos professores de têxteis com formação clássica nos Países Baixos, no Japão e na América do Sul.
Em 2018 e 2019 estudei para o meu mestrado em Design Contextual na Academia Holandesa de Design.