Textile Talks – Hook Up!

Auditório CCVF | 18 Outubro 10h—18h

Integrada no Mês da Economia de Guimarães

Motores da Nova Economia – Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa: “Redes Colaborativas para a inovação e criatividade como motor para a competitividade empresarial”

A Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, com o apoio do Município de Guimarães, organiza a Educational TEXTIaLE TALKS 2024 que explora possíveis conexões para estudantes das áreas artísticas e projetivas, tanto na vida como no trabalho após a graduação, visando o potencial cruzamento de construção sustentável de redes interdisciplinares, do envolvimento em programas públicos que os integrem em contextos profissionalizantes e nos esforços criativos colaborativos e empreendedores.

Para esta conversa e troca dialógica participarão diferentes comunidades de interesse como escolas e universidades, graduados, alumni e profissionais, instituições, museus e mediadores culturais, ou interessados nos têxteis, suas linguagens e estratégias de ensino e aprendizagem.

O evento de um dia oferecerá um formato informal num ambiente de conversa e de partilha. Haverá breves introduções aos tópicos de discussão, apresentações curtas de intervenientes convidados e estudos de caso para iniciar o debate. A conversa será promovida em português com streaming online.

Comissão Científica: Janis Jefferies, Joana Cunha e Susana Milão

Sexta-feira – 18 Outubro

10:00 | Sessão de boas-vindas

Apresentação das Educational TextileTALKS e seus objetivos;

10:30 | “Vida depois da escola” – apresentação de estudos de caso

Paulo Lopes Silva
Vereador na Câmara Municipal de Guimarães com responsabilidade nos pelouros de Cultura, Modernização Administrativa e Qualidade, Sistemas Inteligentes e de Informação, Atendimento ao Público, Recursos Humanos e Turismo

Cindy Steiler
Artista multidisciplinar e fotógrafa de processos alternativos. O seu trabalho explora conceitos de memória, espaço e desejo através de uma série de materiais e técnicas, incluindo objectos encontrados, têxteis, fotografia, bordados e croché. O trabalho de Steiler é inspirado nas suas viagens, onde pode mergulhar numa nova comunidade, ouvir as histórias contadas pelos residentes para aprender a personalidade e a história de cada novo lugar. Esta prática levou-a a percorrer os Estados Unidos, o Canadá e a Europa, onde apresenta exposições e realiza workshops para estudantes de todas as idades. O seu trabalho foi publicado em livros e revistas nos EUA, Austrália, Europa e Ásia.

Susana Cereja
Iniciou a sua carreira em arquitetura, mas desde cedo demonstrou a sua paixão pela arte. Estudou em Lisboa e na Alemanha, imergindo-se em técnicas ancestrais de produção artística, e encontrando o seu “lar” na tapeçaria no ponto de Arraiolos. Trabalhou como arquiteta durante 5 anos no atelier da artista Joana Vasconcelos, mas a sua paixão pela arte continuou a crescer, consolidando a sua presença neste universo com exposições em Londres, Lisboa, Algarve, Águeda, Tallinn e Kranj. Em 2022, Susana fez uma residência artística na Estónia, e é em 2023 que se destaca como artista convidada na Bienal Internacional Têxtil de Kranj, na Eslovénia. Além do seu trabalho regular, Susana gosta de desenvolver projetos artísticos em comunidade, contribuindo e impactando a escala local. Isso é evidente no seu projeto recente na Vila do Torrão, em Portugal, onde colaborou com pessoas dos 45 aos 82 anos e ao longo de um mês, trabalhou com a comunidade criando uma peça que envolveu 17 pessoas no projeto.

11:30 | Pausa para café

11:45 | ‘Life after school’ – Presentation of case studies

Sofia Victorino
Possui doutoramento em História, com especialização em História Contemporânea pela NOVA FCSH. Atualmente, é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e investiga a relação entre pensamento decolonial, arte contemporânea e instituições culturais. Até 2021, ocupou o cargo de Diretora de Educação e Programas Públicos na Whitechapel Gallery em Londres. Anteriormente, de 2002 a 2011, foi Coordenadora do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.

Roberto Liberti
Designer e professor na Universidade de Campania Luigi Vanvitelli, no Departamento de Arquitetura e Design Industrial, com especialização em Design de Moda, em Nápoles, Itália. A sua actuação académica centra-se na intersecção entre design e educação, contribuindo para a formação de novos profissionais na área.

12:45 | Almoço Networking

14:00 | “Redes interdisciplinares” – Apresentação de estudos de caso

Vera Sachetti
Crítica e curadora de design estabelecida em Basileia, Suíça. Atua como curadora, investigadora e editora, coordena projetos internacionais de design e arquitetura. Formou-se em Design de Comunicação pela FBAUP e é mestre em Crítica de Design pela School of Visual Arts, Nova Iorque.

Frederico Duarte
Licenciado em Design de Comunicação (FBAUL), mestre em Crítica de Design (SVA) e doutorado em Curadoria (Birkbeck College e Victoria & Albert Museum), é crítico, curador e professor na FBAUL e trabalhou como designer na Malásia e Itália.

Vera Sacchetti e Frederico Duarte, co-fundadores da revista Fazer, propõem uma abordagem inovadora ao design contemporâneo, explorando como esta disciplina molda as transformações societais através de uma perspetiva crítica e multifacetada.

Fátima São Simão
É especialista em desenvolvimento, estratégia e sustentabilidade das indústrias culturais e criativas (ICC). Com formação em Economia (Faculdade de Economia do Porto, FEP) e um mestrado em Política e Gestão Cultural (City University of London), desde 2001, Fátima tem apoiado mais de 300 projectos de ICC, desde startups a organizações sem fins lucrativos e instituições públicas, tanto a nível nacional como internacional. Em 2020, concluiu a sua tese de doutoramento intitulada “Direitos de Autor e Direitos dos Autores: sobre a Relação entre o Direito de Autor e a Obra Artística” (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). É professora e investigadora de economia da cultura e dos media, desenvolvimento de projectos, estratégia e empreendedorismo na FEP e no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Coordenadora do Creative Commons Portuguese Chapter, é activista do movimento open culture, desde 2013. Foi responsável pela criação, gestão e desenvolvimento de negócio do centro criativo do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), entre 2009 e 2021.

15:00 | Pausa para café

15:15 | Mesa-redonda – HOOK UP! Desafios e Oportunidades

Moderação por Natacha Antão

EAADUM – Escola de Arte, Arquitetura e Design da Universidade do Minho

ESAD – Escola Superior de Artes e Design FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

UBI – Universidade da Beira Interior

17:00 | Conclusão / Resumo das Educational Textile Talks

17:30 | Sessão de encerramento

_

Inscrição Gratuita