TEXTILETALKS

 

Educational Futures

14 — 15 outubro 2022
AUDITÓRIO CCVF, Guimarães

A CONTEXTILE recebe, em 2022 e pela primeira vez, conversas sobre o ensino têxtil e a sua dimensão artística e cultural, no âmbito das Textile Talks. Exclusivamente dedicado aos Futuros Educativos (Educational Futures), propõe um programa de partilha, intercâmbio e discussão sobre as práticas de ensino-aprendizagem do Têxtil.

Durante dois dias, artistas, especialistas, escolas e academias, dos EUA, Gana, Lituânia, Suécia, Polónia e Portugal, vão partilhar boas práticas de ensino na aprendizagem sobre o têxtil, discutir as suas especificidades e metodologias, e compreender as potenciais ligações entre o têxtil e outros modos artísticos de fazer artístico, social ou tecnológico.

Comissão Científica
Janis Jefferies (Goldsmith University, Reino Unido), Monika Grasiene (Universidade da Lituânia) e Natacha Antão (Universidade do Minho)

Invited speakers

Ibrahim Mahama was born in 1987 in Tamale, Ghana. He lives and works in Accra, Kumasi and Tamale. His work has been represented in several international exhibitions, namely at the 22nd Sydney Biennale (2020), with “NIRIN”; “tomorrow there will be more of Us”, at the Stellenbosch Triennale (2020); “Future Genealogies, Tales from the Equatorial Line”, at the 6th Lubumbashi Biennial, Democratic Republic of Congo (2019); “Ghost Parliament”, The Whitworth, University of Manchester (2019); “Freedom from Ghana”, inaugural pavilion of Ghana, 58th Venice Biennale, Venice (2019); “Labor of Many”, Norval Foundation, Cape Town (2019); Documenta 14, Athens and Kassel (2017); “All the World’s Futures”, 56th Venice Biennale, Venice (2015); “Artist’s Rooms”, K21, Dusseldorf (2015); “Material Effects”, The Broad Art Museum, Michigan (2015); “An Age of Our Own Making”, Kunsthal Charlottenborg, Copenhagen and Holbak (2016) and “Fracture”, Tel Aviv Art Museum, Israel (2016).
In March 2019, Ibrahim Mahama started Savannah Center for Contemporary Art (SCCA) in Tamale, Ghana, followed by the opening of Red Clay in nearby Janna Kpeŋŋ in September 2020. Comprised of exhibition spaces, facilities for research and for artist residencies, both locations represent Mahama’s contribution to the development and expansion of the art scene.

Anne Wilson is a Chicago-based visual artist who creates sculpture, drawings, performances and video animations that explore themes of time, loss, and private and social rituals. Her artwork embraces conceptual strategies and handwork using everyday materials — table linen, bed sheets, human hair, lace, thread, glass, and wire.
Professor Emeritus, Fiber and Material Studies School of the Art Institute of Chicago.

Svenja Keune é investigadora pós-doc na Swedish School of Textiles, University of Borås, na Suécia e no Centre for Information Technology and Architecture (CITA) da Royal Danish Academy em Copenhaga. Durante o seu doutoramento no projecto “On Textile Farming” no âmbito do MSCA ArcInTexETN, Svenja voltou-se para as sementes como uma potencial alternativa biológica, e como um material dinâmico para o design têxtil. A fim de explorar formas alternativas de vida que os híbridos de plantas têxteis pudessem propor, Svenja construiu e mudou-se para uma Pequena Casa sobre Rodas para viver em conjunto com as experiências de investigação. Svenja está actualmente a trabalhar em “Designing and Living with Organisms (DLO)”, um projecto de 3 anos financiado por uma bolsa internacional pós-doutoramento do Conselho Sueco de Investigação. Para criar comunidade e discurso em torno de perspectivas, abordagens e projectos de design multiespecíficos, ela co-organizou e co-criou o I.N.S.E.C.T. Summercamp.

Artemis Papageorgiou
Artemis Papageorgiou é uma artista dos media que explora a convergência dos sistemas naturais e computacionais dentro da paisagem urbana. O seu trabalho abrange instalações, objectos e têxteis inspirados por visões de habitação colectiva e criação colaborativa, que combinam ferramentas computacionais com ferramentas tradicionais. Artemis fundamenta a sua prática em epistemologias científicas que incluem conhecimentos participativos, artesanais, de código aberto e partilhados. Artemis possui um Diploma em Arquitectura do Departamento de Arquitectura, Universidade de Patras (2006) e um Mestrado em Artes Computacionais, de Goldsmiths, Universidade de Londres (2009). É curadora associada na Bienal dos Balcãs Ocidentais e membro do colectivo Mouries, um grupo fluido de mulheres que desenvolve trabalhos em torno da coabitação com formas de vida mais do que humanas e plantlife na cidade.

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Céline Veríssimo
é arquiteta formada pela ARCA/ETAC (1996), mestre em Arquitectura pela Universidade de Chiba, Japão (2001) e doutorada na The Bartlett Development Planning Unit – University College London (2012). Recentemente, desenvolveu um estágio de pós-doutoramento sob a supervisão de Boaventura de Sousa Santos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Em 1999 e 2000, trabalhou nos estúdios de arquitectura de Ken Yeang em Kuala Lumpur (Malásia) e Shigeru Ban em Tóquio (Japão). Desde 1996 trabalha como arquiteta, investigadora e conferencista nas áreas de Design, Teoria e História da Arquitectura, Urbanismo e Paisagem e Ecologia Política Urbana na Noruega, Japão, Kuala Lumpur, Portugal, Moçambique e Brasil. Desde 2016, tem sido líder adjunta do Grupo MALOCA de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquitecturas do Sul. Colabora também com o grupo de investigação ¡DALE! Descolonização da América Latina e dos seus Espaços. Actualmente, é docente do Mestrado Integrado de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Portucalense, Porto.

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Cristina Manhente
Frequentou a Faculdade de Belas Artes do Porto (pintura) e a Escola
Artística Soares dos Reis. É docente nesta mesma instituição no qual lecciona a área têxtil artística há 25 anos.
2012 – Participação na exposição coletiva Casa Museu Guerra Junqueira
2012 – Primeiro prémio no concurso Saúde Oral com um painel têxtil, o trabalho foi capa do livro editado e esteve exposto na convenção dos dentistas no Centro Cultural de Belém
2012 – Participação na exposição coletiva no Forum da Maia
2012, 2014, 2016, 2018, 2020, 2022 Participação com os meus alunos na Contextile 2013 – Participação na exposição coletiva na Faculdade de Belas Artes no Porto
2015 – Participação com os meus alunos no Museu do Vinho do Porto
2016 – Participação na exposição coletiva na Fundação José Rodrigues
2016 – Cenário para a Peça “Teles from the Sea”
2017 – Wearable para Opera “Dido e Aeneas”
2017 – Workshop – organização de workshops têxteis para crianças e adultos

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Dominika Krogulska-Czekalska
Doutorada em Artes, professora de design textil em Strzeminski Academy of Fine Arts em Lódź, Decorative Textile Studio, onde explora os segredos e possibilidades de estruturas Jacquard, envolvendo os seus alunos nas investigações e na procura de formas não convencionais de aplicação desta tecnologia tradicional. Reflectir sobre o direito de criação de novos artefactos, resulta em prestar mais atenção aos comentários sobre a realidade circundante e à atitude acrítica, tanto como artista quanto como designer. A maioria está disposta a explorar o campo entre disciplinas, de preferência críticas mas também restaurativas.

Actualmente é directora do Instituto Têxtil na Faculdade de Design.
Participou em exposições internacionais como a International Triennial of Tapestry em Łódź
(2016, 2019), exposição “For freedom” (2019), Textile Art of Today (2018-2019), “Departments open/Departments Closed” (co-curadora e participante), “The Polish School of Textile Art – Desa Unicum” 2020, 2021 e 2022, 2021 “BIEN Kranj” na Eslovénia – exposição individual – “Soft Woven Voices”. 2022- “Cod_a”, exposição individual, em Skierniewice, Polónia, exposição colectiva “Everything is a story of a certain love”, BWA Bydgoszcz.2022.
Prémio “Must Have” 2020 (co-autora) de design de cobertor, durante o Festival de Design de Lodz, juntamente com a sua aluna licenciada e o estúdio Most Studio.

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Isabel Cabral
é Investigadora Doutorada no 2C2T Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho.
É doutorada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Portugal com a tese Dynamic Light Filters: Smart Materials Applied to Textile Design, é Mestre em Design de Espaço, Produto e Comunicação pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha, e licenciada em Design Industrial pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Antes de seu doutoramento, Cabral foi investigadora convidada na Escola Sueca de Têxteis, Universidade de Borås, Suécia.
A sua investigação é baseada em práticas experimentais em design e engenharia têxtil, e os seus tópicos de investigação principais incluem têxteis inteligentes e interativos, coloração têxtil e manipulação de superfícies através de técnicas de origami. Cabral tem particular interesse em como a convergência de têxteis e tecnologia pode promover novos meios de interação entre pessoas e meio ambiente.
Cabral publicou 1 livro na Springer Series in Design and Innovation (2020) e dissemina ativamente a sua investigação em revistas científicas e conferências internacionais. O seu trabalho foi exposto em Portugal e internacionalmente, nomeadamente: Museu Ikea, Suécia (2017-2018); Casa da Música, Portugal (2017); Smart Textiles Salon, Bélgica (2016); 18º UbiComp/ISWC, EUA (2014); ETextile Cuvée, França (2014); MAK Museu de Artes Aplicadas, Áustria (2014).
É também docente convidada e coorientadora de alunos de mestrado e doutoramento da Universidade do Minho e, atualmente, é membro da direção do 2C2T, equipa de coordenação da Fiber-based Product Design, e membro da direção do Programa Doutoral em Design de Moda – UMinho e UBI.

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Isabel Quaresma
é Artista Plástica, investigadora e docente convidada pela FBAUP- Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, lecionando a Unidade Curricular de Têxteis Construídos desde 2017. É Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Licenciada em Artes Plásticas, no ramo de Pintura, pela mesma Faculdade. Tem o Curso de Design de Moda do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil – Citex.
Estudou em Itália, onde fez o Curso de Especialização em Disegno Tessile – Tecelagem, na Academia de Moda de Florença, Itália. Foi a artista convidada da Contextile 2016. Teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, para a sua exposição Individual – Territórios Imprudentes, nesse âmbito. Foi selecionada para Contextile 2014 expondo o seu trabalho na Exposição Internacional. Expõe individualmente e em projetos coletivos desde 2002, o seu trabalho é citado em catálogos e publicações. É diretora do projeto Clima.studio, no qual leva a cabo, programas de educação livre.
Interessa-lhe trabalhar no campo transdisciplinar gerado pelo têxtil, transformando tecnologias e culturas desaparecidas, em campos emergentes, através da sua prática.

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Jacinta Costa
(Gaia, 1974). Professora e Coordenadora do Departamento de
Artes no Instituto Politécnico de Bragança lecionando unidades
curriculares da área do Design. Obteve o Título de Especialista em
Design (2010), pelo consórcio dos Institutos Politécnicos de Bragança,
Coimbra e de Lisboa. Os seus interesses de investigação compreendem a
área da sustentabilidade nomeadamente o design de produtos sustentáveis
tendo colaborado em diferentes projetos de investigação em várias
empresas na conceção de novos produtos. Realiza e expõe regularmente
desde 2000 em parceria com Carlos Costa projetos de design de produto,
industrial e de comunicação, instalações, esculturas e peças de autor
onde explora diferentes matérias e técnicas na execução dos seus
trabalhos na procura de novas linguagens formais e expressivas.

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Carlos Casimiro da Costa
(Porto, 1970). Professor e Coordenador do Departamento de Artes e Humanidades da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Integra a equipa da Vice-Presidência de Formação Inovadora (IF) desde 2018 no IPB. Foi Professor Visitante na Universidade de Maputo em Moçambique, é também Professor Visitante no Mestrado de Produto e Design Industrial da Faculdade de Engenharia + Faculdade de Belas-Artes (Universidade do Porto) desde 2012. Os seus interesses de investigação com Jacinta Costa, centram-se em temas confluentes da paisagem doméstica, design sustentável, inovação social e cenários futuros alternativos (energias renováveis) para modelos mais sustentáveis.

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Janis Jefferies
é escritora, curadora e artista, professora émerita de Artes Visuais. Durante 30 anos trabalhou na Goldsmiths, Universidade de Londres, liderando programas de têxteis, arte, informática e investigação. Tem publicado e exposto internacionalmente desde 1980, mais recentemente em 2019. The Enchantment of Cloth (com a Profª Barbara Layne), a Central de Diseo, Madrid (Agosto) e 5ª Exposição e Simpósio Internacional de Arte e Ciência, Universidade de Tsinghua e Museu Nacional da China, Pequim. Publicações recentes incluem 2020. Jefferies & Weinberg. “Around the World in 80 Biennials”: Curating Lausanne, Hangzhou, Kaunas’ em A Companion to Textile Culture, ed. Jennifer Harris. Wiley Publishers, 2019 ‘Textile Modernism: Transcultural readings of Maryn Varbanov and abstract weaving from East to East, from Local to Global’ in ed. Dr. Bu Dogramaci (Institut für Kunstgeschichte, LMU München), Textile Modernism for Bohlau Verlag’s, alemão e inglês e 2019 ‘Fantasmas Polacos’ em Abakanowicz: Metamorfizm/Metamorfismo, ed. Marta Koweskla, Centralne Muzeum Włokiennictwa w Łodzi e muitas críticas para Têxtil: Journal of Cloth & Culture, Textile History, Textile Research and Surface Design USA, Em 2019, Jefferies curou Breaching Borders, a exposição nacional de Tapeçaria Polaca, City Art Gallery, parte da 16ª Trienal Internacional de Tapeçaria, Lodz, Polónia e foi o primeiro curador internacional, Fibre Art Triennial, Hangzhou, China, 2013. Ela é Co-Chief Editor da Bloomsbury Encyclopaedia of World Textiles com a Dra. Vivienne Richmond (prevista para Dezembro de 2023).

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Lala de Dios
é uma historiadora de arte pela educação e uma tecelã vocacional. Ensina e dá palestras sobre arte têxtil, design e artesanato tanto no seu país como no estrangeiro (Centro Andaluz de Arte Contemporânea, Sevilha, 2022; Museu Nacional de Artes Decorativas, Madrid, 2021; Academia de Arte da China em Hangzhou e Universidade de Guangzhou, 2019; Universidade de Arte Tama em Tókio e Escola de Arte e Design de Yamagata, Japão, 2018; Textile Talks Contextile 2020 e 2018, Guimarães, Portugal…). Tem curadoria de várias exposições e eventos nacionais e internacionais (Fine Tuning, 2022; Peninsulares 2022, 2021 e 2013, Espanha e Portugal; Pushing the Limits, online, 2020 em curso; Loose Ends, Guimarães, 2014…). Membro do júri de várias edições da Contextile, Art al Vent e das Bienais WTA na Costa Rica e na Colômbia.
Trabalhou em cooperação para projetos de desenvolvimento em África e na América do Sul, uma experiência que enriqueceu grandemente a sua compreensão das práticas têxteis em contextos locais muito diferentes. Co-fundadora e actual presidente da Asociación para la Creación Textil (antiga Asociación de Creadores Textiles de Madrid). Presidente da Organização Nacional Espanhola de Artes e Ofícios. Ex-presidente da Rede Têxtil Europeia ETN de 1997 a 2019, onde tem agora assento no Conselho Consultivo. Membro -entre outros- da Associação de Designers de Madrid DIMAD e da Women in Visual Arts MAV.
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Margarida Fernandes
Professora de Design Têxtil no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Doutorada em Design.
Coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Moda e Têxtil.

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Mónica Faria
(Espinho, 1979) estudou Artes Plásticas – Escultura na FBAUP (2005), desenvolveu o seu mestrado em Ensino das Artes Visuais na FPCEUP (2010), Bolseira FCT (2012-2016) e concluiu o seu doutoramento em Educação Artística em FBAUP (2016). Participou na residência artística Peninsulares – Contextile/Estúdio Índigo/Museu Nacional de Artes Decorativas Madrid (2021). Atualmente desempenha a função de Professor Convidado Equiparado a Professor Auxiliar na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

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Joana Cunha
Porto, 4.6.1967
Professora Auxiliar na Universidade do Minho– departamento de Engenharia Têxtil, lecionando na área do design Têxtil e Moda. Doutorada em Engenharia Têxtil – ramo Design e Marketing pela Universidade do Minho em 2003, iniciou a sua carreira docente em 1992. É investigadora integrada do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, onde desenvolve investigação nas seguintes vertentes do Design Têxtil e Moda: Design de Superfície; Métodos de Design; Interfaces entre o Design Têxtil e Moda, Arte e Tecnologia; Design Emocional e Co-Design.

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Monika Žaltauskaitė Grašienė ŽALTĖ
é uma artista e professora associada, directora do Departamento Têxtil, Faculdade Kaunas, Academia de Artes de Vilnius, Lituânia. Líder do Programa – Arte e Media na Academia de Artes de Vilnius, Faculdade de Kaunas. Desde 2013 é membro do comité organizador da Bienal Kaunas. Tem sido curadora e geriu várias exposições e projectos locais, nacionais e internacionais. O seu foco é a construção de relações internacionais entre estudantes, artistas, organizações e operadores culturais através de projectos artísticos interdisciplinares, promoção de artistas e trabalho em rede. As suas obras de arte apresentadas e premiadas em exposições individuais e colectivas em todo o mundo: Estónia, Letónia, Polónia, Áustria, Lituânia, Finlândia, Suécia, Grã-Bretanha, Suécia, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Alemanha, Portugal, Ucrânia, Geórgia, Turquia, Irão, Índia, Japão, EUA, etc.

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Natacha Antão Moutinho
é pintora, investigadora integrada no Lab2PT (Laboratório de Paisagem, Património e Território) e professora assistente na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (UM), Portugal, onde lecciona desde 2006. É associada da APCor – Associação Portuguesa da Cor desde 2003; É editora da PSIAX, uma revista activa desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem.
Concluiu o seu doutoramento em 2016, na especialidade de Belas Artes – Desenho, na FBA Universidade de Lisboa, sob o tema “Cor no processo criativo” – uma investigação sobre o espaço da cor no desenho arquitectónico.
Os seus interesses mais recentes centram-se nas práticas de investigação através de caminhadas, desenvolvimento de investigação, projectos artísticos e metodologias de ensino. Neste contexto, é co-organizadora, desde 2018, do projecto internacional The Walking Body, onde são promovidos encontros de artistas caminhantes, para a realização de workshops disruptivos e exploratórios e projectos artísticos centrados na caminhada. Também, neste tema, co-organizou o encontro internacional “Drifting Bodies, Fluent Spaces”. Ambos os projectos estão acessíveis em https://walk.lab2pt.net/

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Rita Salvado
(Portuguesa, 1969)
Diretora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI). Professora Auxiliar no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e investigadora no LabCom – Comunicação e Artes, na UBI. Também coordena o Doutoramento em Design de Moda da UBI. Desenvolve investigação na sinergia entre Engenharia Têxtil, Design e Património Industrial, aplicada em tecnologia usável e em valorização cultural. Coopera com empresas em projetos I&D e em ações de transferência de conhecimento. Foca a dimensão projetiva do acervo do Museu de Lanifícios, em particular o estudo da coleção de tecidos e debuxos históricos e o desenvolvimento de produtos e serviços, educativos e de turismo cultural, que se articulam com a dinamização da Rota da Lã – TRANSLANA.

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Susana Milão
Possui formação em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Mestrado em Reabilitação do Património Edificado com a dissertação de tese de investigação “A Cidade Criativa e os modelos de regeneração urbana” e Doutoramento pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com tese e investigação ligada às problemáticas dos “Lugares de Troca”.

Possui experiência enquanto docente universitária, desde 2000, no âmbito da Escola Superior Artística do Porto ligada à area de Arquitetura e Produção Cultural e na gestão académica e cultural. Atualmente é professora integrada no Departamento de Arquitectura e Multimédia Gallaecia da Universidade Portucalense.

É membro fundador da IDEIAS EMERGENTES, CRL sendo actualmente presidente de direção e responsável pelos projetos integrados. Em 2012, apresentou proposta à Capital Europeia da Cultura Guimarães, e desde aí, é membro da Direcção de Bienal Contextile e Coordenadora dos projetos expositivos. Assumiu igualmente a curadoria e direcção artística de alguns projetos artísticos.

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Susana Pires
Nasceu em Évora em 1980. Vive e trabalha em Lisboa. É doutorada em Belas-Artes Pintura e Professora auxiliar convidada da unidade curicular de Tapeçaria na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Num trabalho que se apresenta através do desenho, escultura e instalação assume o têxtil como materialidade discursiva.
Integrou as seleções Jovens Criadores 2003, os prémios Anteciparte 2005 e a bienal Contextile2016. Expõe regularmente desde 2003 e tem o seu trabalho representado em várias coleções públicas e privadas. Em 2017 foi curadora da exposição “O Ponto e o Píxel” que integra a coleção dos CTTs na exposição permanente Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e em 2021 integrou a organização do encontro “ Ponto – Textile Art in Perspective”, em Arraiolos.

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA: