PROGRAMA

O programa nesta 7ª edição será de novo eclético e com várias atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística. 

Após seis edições e 10 anos de atividade, ajustamos e redimensionamos alguns aspectos nesta edição de 2024: acrescentamos escala temporal (agora 100 dias de bienal), reforço de parcerias com outros territórios de cultura têxtil, reforço do trabalho com a comunidade a partir das residências artísticas, reforço de ações que marquem vários momentos ao longo da bienal. 

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Em todas as seis anteriores edições da CONTEXTILE, a Exposição Internacional assumiu um papel central no programa artístico e na sua capacidade de afirmação global. A edição de 2024 ultrapassou de novo expectativas e recordes de participação de artistas a candidatarem-se a expor as suas obras na Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – 1530 trabalhos, de 1300 artistas, de 76 países. O júri, uma equipa multidisciplinar composta por Lala de Dios , Janis Jefferies, Magda Sobon , Cindy Steiler e Cláudia Melo (diretora artística da CONTEXTILE), escolheu 57 obras, de 50 artistas vindos de 29 países, em torno do tema desta 7.ª edição, toTOUCH/TOQUE tocar.

Palácio Vila Flor – CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

Terça-feira a sexta-feira
10:00 – 17:00
Sábado e domingo
11:00 – 18:00

ARTISTA CONVIDADO
Josep Grau-Garriga
"Los hilos de la memoria"

Pela primeira vez, o artista em destaque na bienal Contextile merecerá uma exposição unica e singular. Trata-se de Josep Grau-Garriga (Sant Cugat del Vallès, España, 1929 – Angers, Francia, 2011), um dos pioneiros da arte têxtil contemporânea na península ibérica. Josep Grau-Garriga participou nas II, III e IV edições da histórica Biennale Internationale de la Tapisserie de Lausanne (1965, 1967 e 1969), grandes referências no desenvolvimento da arte têxtil contemporâneo e na revolução da tapeçaria que, abandonando a tradição do trabalho mural, entrou no campo da escultura expandida, conquistando primeiro o volume e depois o espaço através da criação de instalações de grande escala. Esta exposição reune obras têxteis, únicas e de grande escala, produzidas entre 1972 e 1999, cujo fio condutor é a memória.

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Avenida Conde Margaride, 175

Terça-feira a sexta-feira
10:00 – 17:00
Sábado e domingo
11:00 – 18:00

 

 

PAÍS CONVIDADO
Canadá

No seguimento de uma parceria, desde 2016, com a BILP – Biennale internationale du Lin de Portneuf (Quebec/Canadá), a Contextile 2024 convidou a BILP a comissariar uma grande exposição de arte têxtil contemporânea atual do Canadá, enquanto País Convidado. Obras de 11 artistas canadianos, demonstrará eloquentemente a propensão dos artistas canadianos em transgredir fronteiras antigas para adotar práticas multidisciplinares que integrem o saber-fazer ligado ao têxtil e as abordagens conceptuais associadas às práticas mais contemporâneas, explorando-as numa variedade de expressões artísticas.

ARTISTAS EM EXPOSIÇÃO
Anna Torma
Barbara Todd
Carole Simard-Laflamme
Caroline Monnet
Graeme Patterson
Guillaume Brisson-Darveau
Hannah Claus
Line Dufour
Meghan PriceRuth Scheuing
Sarah Stevenson

PALACETE SANTIAGO
(Museu Alberto Sampaio)
Praça de São Tiago 31

Segunda-feira a Sexta-feira
9:00 – 18:00

SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
R. Paio Galvão 2

Terça a sexta-feira 9:30 – 12:30 | 14:30 – 17:30
Sábado e domingo 10:00 – 12:30 | 14:30 – 17:30

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Para esta 7ªedição da bienal Contextile, seguiremos na continuidade de uma estratégia de cooperação e aproximação entre a Indústria Têxtil local e o Bordado de Guimarães (património têxtil) com a arte têxtil contemporânea, convocando artistas, nacionais e internacionais, para a realização de residências tendo como objetivo a criação e produção de obras artísticas, partindo da temática proposta pela Bienal.

Concocatória Aberta
Angeles Jacobi
Noriko Tomita
Bilp
Marie-José Gustave
Mylene Michaud
Magic Carpets
Claire Amiot
Flávia Vieira
Laura Besançon
PICE
Susana Guerrero
EFFEA
Nikolina Krstičević

Convento de Santo António dos Capuchos
R. Dr. Joaquim de Meira

Terça-feira a sábado
10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00 

“EMERGÊNCIAS”
Ensino Artístico e Criação Têxtil

A Contextile, na continuidade das edições anteriores, convida escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis, desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição, e que reflitam a temática desta 7ª edição.

Escola Artística António Arroio
Escola Artística Soares dos Reis
Escola Superior de Arte e Design
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Universidade da Beira Interior
Universidade do Minho

Garagem Avenida
Av. Dom Afonso Henriques 250

Segunda a sexta-feira
10:00 – 18:00

TEXTILE TALKS
Arte

Uma parte fundamental do programa da Contextile 2024 assenta na reflexão e debate de ideias, enquadrando o têxtil e a sua crescente importância e presença vincada em eventos artísticos, no contexto da arte contemporânea internacional. Esta dimensão artística do têxtil em todas as formas de expressão e representação tem sido explorada nas Textile Talks, um programa de apresentação e discussão de projetos e obras artísticas contemporâneas. 

Participam, os parceiros e convidados da Contextile 2024, artistas e oradores convidados e os artistas selecionados através desta convocatória. E todos aqueles(as) que assistem, também estão convidadas para participarem nas conversas..

Os encontros e conversas de 2024 irão desenvolver-se em torno do tema desta 7ª edição da Contextile,TOUCH/Toque.

AUDITÓRIO CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

8 setembro | 10h – 18h

Ensino Artístico
TEXTILE TALKS Hook Up!

Educational TEXTILE TALKS_Hook Up!, explora possíveis conexões para os estudantes das áreas artísticas e projetivas, tanto na vida como no trabalho após a graduação, visando o potencial cruzamento de construção sustentável de redes interdisciplinares, do envolvimento em programas públicos que os integrem em contextos profissionalizantes e nos esforços criativos colaborativos e empreendedores.

Com comissariado de Janis Jefferies e Joana Cunha, foram convidadas oradores especializados, escolas artisticas nacionais e projetos inovadores na área criativa, que em mesas redondas conversarão de forma aberta sobre esta temática.

Comissão Cientifica: Janis Jefferies (presidente), Joana Cunha, Natacha Antão e Susana Milão


AUDITÓRIO CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701

18 outubro | 10h – 18h

WORKSHOPS
“Experimentar o Têxtil”

Estão previstos um conjunto de workshops técnicos e criativos, de diferentes áreas artísticas, destinados a artistas e ao público em geral.

Ateliers Cruz de Pedra
R. das Lameiras 55
 

"O Têxtil"
7 setembro – 21h30

“O Têxtil”
A Film by Pedro Bastos
with original music by Rui Sousa

SOCIEDADE MARTINS SARMENTO

Jardim do Claustro
R. Paio Galvão 2

VISITAS ORIENTADAS

Estão previstos um conjunto de visitas orientadas e guiadas, com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral.

ATIVIDADES PARALELAS

. Exposição “Dans le Toucher – Racines et ontologie”

. Weave Up

. Talk HyperTextile